O telescópio Webb captura uma visão impressionante da galáxia Cartwheel

O Telescópio Espacial James Webb espiou através de poeira e gás para revelar a formação de estrelas em uma rara galáxia em forma de roda que se formou em um acidente galáctico há muito tempo.

A galáxia, chamada de Carroça por sua notável semelhança com uma roda de uma carruagem antiquada, foi previamente estudada pelo telescópio espacial Hubblemas o olhar infravermelho de Webb revelou uma infinidade de detalhes inéditos no galáxiaestrutura.

A luz infravermelha, que é essencialmente calor, penetra através das nuvens de poeira, permitindo a Telescópio Espacial James Webb para perscrutar regiões do espaço que são obscurecidas por telescópios ópticos, como o Hubble. Nas novas imagens, os instrumentos Webb NIRCam e MIRIpessoa revelada estrelas dentro das regiões de formação de estrelas no anel externo da galáxia Cartwheel, bem como aglomerados de estrelas muito jovens ao redor do supermassivo central da galáxia buraco negroque também está envolto em poeira.

O Cartwheel, localizado a cerca de 500 milhões de anos luz longe da Terra na constelação do Escultor no céu do sul, é um tipo bastante raro de galáxia que os astrônomos chamam de galáxia em anel. Os cientistas acreditam que, há muito tempo, o Cartwheel era um galáxia espiralsemelhante ao nosso via Láctea. Então, cerca de 700 a 800 milhões de anos-luz atrás, colidiu com uma galáxia menor.

A visão MIRI de Webb da Galáxia Cartwheel mostra áreas ricas em hidrocarbonetos e poeira de silicato. Crédito: NASA, ESA, CSA, STScI, Equipe de Produção Webb ERO

O acidente alterou sua forma e estrutura para o que os astrônomos podem ver hoje, formando duas estruturas semelhantes a anéis, uma circundando o centro galáctico e outra enquadrando toda a galáxia. Os dois anéis se expandem para fora do centro da galáxia como “ondulações em uma lagoa”, disse o Space Telescope Science Institute (STScI), que opera o Webb e está sediado em Maryland, em um comunicado. declaração.

À medida que o anel externo se expande, ele empurra para fora a poeira e o gás que circunda a galáxia e desencadeia a formação de estrelas, de acordo com o STScI. As áreas onde novas estrelas estão nascendo aparecem como pequenos pontos azuis na imagem e estão espalhadas por toda a galáxia, mas especialmente concentradas no anel externo.

As observações do Webb também revelam áreas ricas em hidrocarbonetos e poeira de silicato, que formam os raios que conectam o anel interno e externo. Imagens anteriores do Hubble também podiam distinguir os raios, mas as novas observações do Webb tornam esses recursos muito mais claros, disse o STScI.

A galáxia Cartwheel ainda está se transformando como resultado do acidente passado, e as novas observações ajudarão a fornecer informações sobre sua evolução passada e futura.

Direitos autorais 2022 Space.com, uma empresa do Futuro. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.