19 C
Terça-feira, Maio 24, 2022

Os grunhidos de porco podem nos ajudar a entender suas emoções internas

Sabemos há algum tempo que os porcos são alguns dos animais mais inteligentes que conhecemos. Os porcos não são apenas inteligentes, mas também emocionais e cognitivamente complexo. Os porcos têm sentimentos – e agora, graças a um novo estudo, podemos entender algumas dessas emoções.

Créditos da imagem: Kenneth Schipper Vera.

sentimentos animais

Nos últimos 20-30 anos atrás, começamos a entender muito mais sobre as emoções dos animais. Já se foram os dias em que pensávamos que as emoções eram apenas para humanos, ou mesmo para um seleto grupo de animais – a maioria cientistas concordam que os animais têm graus variados de respostas emocionais, e os animais inteligentes (como os porcos) são emocionalmente complexos.

Mas como você mede e analisa suas emoções?

“Os estados emocionais de muitos animais são facilmente reconhecíveis. Seus rostos, seus olhos e a maneira como se comportam podem ser usados ​​para fazer fortes inferências sobre o que estão sentindo”. escrevi Marc Bekoff, professor emérito de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade do Colorado, Boulder, em um estudo de 2000. “Mudanças no tônus ​​muscular, postura, marcha, expressão facial, tamanho dos olhos e olhar, vocalizações e odores (feromônios), isoladamente e em conjunto, indicam respostas emocionais a determinadas situações.”

Em um novo estudo, os pesquisadores levaram isso para o próximo nível estudando grunhidos de porco. Eles coletaram 7.000 gravações de ruídos de porcos comerciais, de uma ampla gama de situações, tanto positivas quanto negativas. Os pesquisadores também projetaram vários cenários simulados experimentais, projetados para invocar emoções mais sutis. Por exemplo, eles colocaram porcos brincando com brinquedos ou comida em uma arena ou colocaram objetos desconhecidos para os porcos interagirem.

Eles então projetaram um algoritmo de aprendizado de máquina para decodificar se a emoção é positiva, negativa ou mista/nuançada.

Quando os porcos estão experimentando emoções negativas, eles tendem a ficar parados, emitem muitas vocalizações agudas e tentam escapar. Quando experimentam emoções positivas, gostam de explorar o ambiente e se reunir com os outros.

Os pesquisadores observaram quais eventos desencadearam emoções negativas: separação social, castração e, claro, abate. Enquanto isso, os porcos gostavam mais quando podiam correr livremente, quando se reuniam com a mãe e quando podiam se aconchegar com os irmãos.

No geral, havia 19 categorias diferentes de contextos no total, e o algoritmo foi capaz de classificar com precisão 92% deles.

Entendendo a saúde mental dos animais

“Há diferenças claras nas chamadas de porcos quando analisamos situações positivas e negativas. Nas situações positivas, as chamadas são muito mais curtas, com pequenas flutuações na amplitude. Os grunhidos, mais especificamente, começam alto e gradualmente diminuem em frequência. Ao treinar um algoritmo para reconhecer esses sons, podemos classificar 92% das chamadas para a emoção correta”, explica Elodie Briefer, do Departamento de Biologia da Universidade de Copenhague, que co-liderou o estudo.

O algoritmo pode ser usado para monitorar a saúde mental dos porcos, especialmente pelos fazendeiros. O saúde mental do gado é muito importante para o seu bem-estar, mas os agricultores geralmente se concentram apenas na saúde física dos animais. Embora existam vários sistemas automáticos que monitoram a saúde física de um animal, nenhum análogo existe para a saúde mental.

“Treinamos o algoritmo para decodificar grunhidos de porco. Agora, precisamos de alguém que queira desenvolver o algoritmo em um aplicativo que os agricultores possam usar para melhorar o bem-estar de seus animais”, diz Briefer. Em um e-mail para a ZME Science, o pesquisador acrescentou que eles também deveriam construir o aplicativo, mas seu projeto enfrentou muitas ausências relacionadas à saúde e parceiros que não receberam o financiamento prometido pelo governo a tempo. não deu para fazer. “Mas o que sugerimos neste artigo mostra que isso é viável e esperamos que algumas empresas possam estar interessadas em construí-lo”, acrescenta Briefer.

O método pode ser implementado em uma ferramenta para monitorar grupos de porcos, disse Briefer à ZME Science. Poderia informar o agricultor quando os porcos parecem felizes ou quando estão angustiados, o que pode produzir melhorias no bem-estar mental dos animais. O estudo também pode lançar as bases para o uso de algoritmos para entender melhor as emoções (especialmente as emoções complexas) de outros mamíferos.

“Tenho trabalhado na expressão vocal de outros animais de fazenda (cabras, cavalos e ovelhas), e outros pesquisadores também (em galinhas, por exemplo), mas este é o primeiro estudo que reúne uma variedade tão ampla de sons e mostra que é possível diferenciar emoções positivas de negativas com base em vocalizações”, disse Briefer à ZME Science. “O mesmo deve ser feito nessa escala para outras espécies também, para que ferramentas de reconhecimento automático de emoções possam ser construídas para outros animais de fazenda. Isso acrescentaria muito ao bem-estar deles, que ainda é fortemente baseado em sua saúde física mais do que mental”.

Quanto mais examinamos a imagem da cognição animal, mais complexa ela se torna.

“Com este estudo, demonstramos que os sons dos animais fornecem uma ótima visão de suas emoções. Também provamos que um algoritmo pode ser usado para decodificar e entender as emoções dos porcos, o que é um passo importante para melhorar o bem-estar animal para o gado”, conclui Briefer.

O estudo foi publicado em Relatórios Científicos.