Quarta-feira, Julho 6, 2022

Os humanos modernos se aventuraram no território neandertal muito antes do que pensávamos

Até agora, os achados arqueológicos sugerido que os neandertais desapareceram da Europa cerca de 40.000 anos atrás, logo após a chegada do Homo sapiens – com evidências limitadas de encontros entre os dois grupos. Mas um novo estudo agora está dizendo o contrário, mostrando evidências de que o Homo sapiens se aventurou na Europa muito antes do que pensávamos, nas profundezas do território neandertal.

Crédito da imagem: Os pesquisadores.

A descoberta de um dente de criança e centenas de ferramentas de pedra em uma caverna na França por um grupo de arqueólogos e paleoantropólogos adia a chegada do Homo sapiens para cerca de 54.000 anos atrás. O estudo também mostrou que os dois tipos de humanos se alternavam na convivência na caverna, localizada na região do Ródano, na França.

“Muitas vezes pensamos que a chegada de humanos modernos na Europa levou ao rápido desaparecimento dos neandertais, mas essa nova evidência sugere que tanto o aparecimento de humanos modernos na Europa quanto o desaparecimento dos neandertais são muito mais complexos do que isso”, estudo disse o coautor Chris Stringer em um comunicado à imprensa.

Um projeto de longo prazo

Desde 1990, a equipe de pesquisadores investiga cuidadosamente os sedimentos no chão da caverna. O local é um ponto estratégico na paisagem, eles argumentam, pois o rio Ródano flui por um estreito entre duas cadeias de montanhas. Os moradores do local teriam uma visão clara dos rebanhos de animais, hoje substituídos por trens e uma rodovia.

Os pesquisadores agora descobriram centenas de milhares de objetos que atribuíram a humanos modernos ou neandertais. Estes incluíam pontas de pedra triangulares que eram usadas pelo Homo sapiens para cortar ou raspar e como pontas de lança. Ferramentas semelhantes do mesmo período foram encontradas a 3.000 quilômetros (1.900 milhas) de distância no atual Líbano.

Crédito da imagem: Os pesquisadores.

Restos dentários de pelo menos sete indivíduos em 12 camadas arqueológicas também foram encontrados na caverna. Os pesquisadores identificaram seis desses indivíduos como neandertais. Mas houve uma surpresa. Em uma camada entre as camadas neandertais, a equipe encontrou uma moral fóssil de uma criança humana moderna, entre dois e seis anos de idade.

Embora não tenham encontrado evidências de trocas culturais entre humanos modernos e neandertais que alternaram a caverna, a sucessão de ocupantes é significativa por si só. É a primeira vez que são encontradas evidências dos dois grupos vivendo no mesmo lugar. Eles giraram muito rapidamente, até mesmo abruptamente, pelo menos duas vezes, de acordo com o estudo.

Compreender a história humana é um processo complicado, mas importante. Os humanos modernos se originaram na África e fizeram sua primeira migração entre 50.000 a 70.000 anos atrás. Os hominídeos antigos existiam e coexistiam antes do surgimento do Homo sapiens. Alguns desses grupos são identificados por fósseis, enquanto outros por seu legado genético.

Muitas perguntas permanecem após o estudo, como explicam os pesquisadores em uma postagem de blog em The Conversation. Os humanos modernos tiveram um relacionamento com os neandertais, trocando informações, por exemplo? Eles cruzaram em algum momento? Como os humanos modernos aprenderam sobre as ferramentas de pedra em um período tão curto de tempo?

“As descobertas são realmente empolgantes e são outra peça do quebra-cabeça de como e quando os humanos modernos chegaram à Europa”, disse Stringer. “Entender mais sobre a sobreposição entre humanos modernos e outros hominídeos na Eurásia é vital para entender mais sobre suas interações e como nos tornamos a última espécie humana remanescente”.

O estudo foi publicado na revista Avanços da ciência.