Sexta-feira, Julho 1, 2022

Os orangotangos instintivamente fazem e usam ferramentas básicas de pedra

Loui (o orangotango macho juvenil) usando o núcleo como elemento ativo para atingir verticalmente o piso de concreto da sala de testes durante a condição Flake Trading do Experimento 2. Créditos da imagem:

Os orangotangos são um bando astuto. Eles parecem ser capazes de usar um monte de ferramentas na natureza e até mesmo fazer escolhas complexas sobre essas ferramentas. Assim, uma equipe de pesquisadores liderada por Alba Motes-Rodrigo da Universidade de Tübingen, na Alemanha, queria testar sua capacidade de fazer ferramentas de pedra. Os pesquisadores testaram sua hipótese em dois orangotangos no zoológico de Kristiansand, na Noruega.

“Queríamos investigar quais comportamentos relacionados a pedras poderiam ter servido como trampolins para o desenvolvimento de tecnologias líticas em nossa linhagem. Macacos (e macacos) existentes podem ser usados ​​como modelos vivos para construir hipóteses a esse respeito”, disse Motes-Rodrigo à ZME Science.

“Decidimos testar orangotangos porque, apesar de serem usuários proficientes de ferramentas e usarem uma variedade de matérias-primas como ferramentas, eles não usam ferramentas de pedra na natureza. Essa ausência de comportamentos de uso de ferramentas de pedra no repertório de orangotangos selvagens apoia a ingenuidade de nossos sujeitos de estudo antes do início dos experimentos. Essa ingenuidade nos permitiu investigar o processo de aprendizagem das habilidades relacionadas à pedra desde o início, excluindo o conhecimento prévio das tarefas.”

Cada orangotango recebeu um martelo de concreto, um núcleo de pedra rombudo especialmente preparado e duas caixas de quebra-cabeça com iscas. Para passar pelas caixas, os orangotangos tiveram que cortar uma corda ou uma pele de silicone – mas se conseguissem, recebiam uma recompensa.

Inicialmente, os dois orangotangos começaram a bater com o martelo nas paredes e no chão de seu recinto. Eles não atingiram o núcleo de pedra diretamente. No segundo experimento, eles também receberam um floco de sílex afiado feito pelo homem, que um orangotango usou para cortar a pele de silicone, resolvendo o quebra-cabeça.

É a primeira vez que o comportamento de corte foi observado em não treinados, não aculturado orangotangos. Em um experimento subsequente, os pesquisadores demonstraram como atingir o núcleo para criar uma pederneira para três orangotangos fêmeas em outro zoológico (Twycross Zoo) no Reino Unido. Depois de ser ensinada, uma fêmea passou a usar o martelo para atingir o núcleo, como demonstrado.

Isso sugere que dois pré-requisitos principais para a criação de ferramentas de pedra (batendo com martelos de pedra e reconhecendo que bordas afiadas podem cortar) pode ter existido em nossa linhagem comum com orangotangos 13 milhões de anos atrás. No entanto, isso é apenas especulação neste momento e precisamos de mais evidências antes que possamos realmente dizer se esse foi o caso ou não.

“Nossos resultados adicionaram uma nova peça ao quebra-cabeça das origens tecnológicas de nossa espécie, mostrando que uma espécie de macaco que não usa ferramentas de pedra na natureza e que divergiu de nossa linhagem há 13 milhões de anos, se envolve espontaneamente em comportamentos relacionados à pedra cruciais para a fabricação de ferramentas de pedra (percussão lítica), bem como tem a capacidade de reconhecer e usar pedras afiadas como ferramentas de corte”.

“Os comportamentos percussivos líticos que observamos parecem ser relativamente comuns entre os primatas, com espécies como macacos, macacos-prego e chimpanzés também os expressando na natureza e em alguns estudos em cativeiro. O uso de uma pedra afiada como ferramenta de corte nunca havia sido relatado antes em um macaco não treinado, mas como temos apenas uma observação desse comportamento, seria prematuro tirar conclusões fortes sobre sua história evolutiva”.

Pedaços afiados destacados pelo orangotango no segundo experimento. Créditos da imagem: Motes-Rodrigo et al (2022).

A fabricação de ferramentas dos orangotangos é notável, mas eles ainda não entraram na Idade da Pedra, disse Motes-Rodrigo à ZME Science. Essencialmente, suas ferramentas não são complexas o suficiente e não as vimos fazer isso em um ambiente natural. Eles podem ser capazes de fazer isso, mas não os observamos fazendo isso. Então, por enquanto não podemos colocá-los na Idade da Pedra ainda.

“Mesmo as ferramentas de pedra humanas mais primitivas eram muito mais avançadas do que vimos nos orangotangos e refletem habilidades espaciais e cognitivas avançadas. Além disso, esses comportamentos só foram observados em cativeiro em condições experimentais. Talvez se no futuro fizéssemos observações semelhantes na natureza, pudéssemos fazer tais afirmações, mas no momento não podemos.”

Referência do periódico: Motes-Rodrigo A, McPherron SP, Archer W, Hernandez-Aguilar RA, Tennie C (2022) Investigação experimental dos comportamentos de ferramentas de pedra afiada e percussiva lítica de orangotangos. PLoS ONE 17(2): e0263343. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0263343