Os primeiros 10 pacientes com deficiência imunológica mortal estão se saindo ‘incrivelmente’ – ScienceDaily

Dez crianças nascidas sem o sistema imunológico funcionando e sem a capacidade de combater infecções estão no caminho para uma vida mais saudável graças a um novo tratamento de terapia genética pioneiro na UC San Francisco, relata um estudo de 22 de dezembro no Jornal de Medicina da Nova Inglaterra.

As crianças têm Artemis-SCID, uma doença genética muito rara que normalmente é tratada com um transplante de medula óssea de um doador saudável, idealmente um irmão ou irmã compatível. A nova terapia genética permite que os pesquisadores tratem bebês recém-diagnosticados com suas próprias células – adicionando uma cópia saudável do gene Artemis às células-tronco colhidas da medula do bebê e, em seguida, infundindo as células-tronco corrigidas de volta em seus corpos – na esperança de evitar muitos das complicações a curto e longo prazo do tratamento padrão, incluindo a morte.

As crianças do estudo – todas com menos de 5 anos – estão morando em casa com suas famílias, frequentando creches e pré-escolas, brincando ao ar livre e vivendo uma vida normal, disse Mort Cowan, MD, professor de pediatria da UCSF e principal investigador do estudo. .

“O curso de sua doença já é muito melhor do que com o tratamento típico”, disse Cowan, que tratou mais de 30 crianças com Artemis-SCID usando transplantes de medula óssea padrão. “Nunca vi resultados como este em nenhuma das outras crianças. É incrível.”

A correção de genes já foi usada anteriormente em pacientes com outras formas genéticas de SCID, mas seu uso em Artemis-SCID é significativo porque esses pacientes geralmente respondem pior aos transplantes de medula óssea padrão. As complicações podem incluir a rejeição do enxerto de medula, doença do enxerto contra o hospedeiro – na qual as células T do doador atacam os tecidos do receptor – infecções crônicas que levam a danos nos órgãos, crescimento atrofiado e morte prematura.

Sinais de imunidade mais forte

O primeiro resultado do ensaio de Fase I/II envolveu a transfusão segura de células corrigidas por genes que se diferenciariam em glóbulos brancos 42 dias após a infusão. Os pesquisadores teorizaram que os pacientes precisariam de menos quimioterapia para preparar sua medula para transfusão quando suas próprias células estivessem sendo usadas; assim, apenas 25% de uma dose completa de bussulfano foi administrada. O segundo resultado foi a reconstituição das células T aos 12 meses, uma medida da força do sistema imunológico.

Todos os 10 pacientes foram transfundidos com segurança com suas próprias células-tronco corrigidas por genes que deram origem a células sanguíneas periféricas corrigidas em 42 dias. Todos os 10 estavam cultivando suas próprias células T e células B em 12 semanas, e quatro de nove (excluindo um paciente que recebeu um segundo tratamento) alcançaram a reconstituição imunológica completa de células T em 12 meses. Quatro dos nove também alcançaram imunidade completa de células B em 24 meses, permitindo-lhes descontinuar a reposição de imunoglobulina e receber vacinas infantis padrão. Outros três pacientes, que foram acompanhados por menos de 24 meses, tiveram um desenvolvimento promissor de células B quando comparados aos resultados anteriores para pacientes transplantados por doadores.

Uma criança precisou de uma segunda infusão de medula óssea corrigida por gene devido a uma infecção persistente com citomegalovírus antes da terapia genética, mas agora está livre de infecção com boa imunidade de células T e B. “Todos os resultados são melhores do que os observados anteriormente com pacientes Artemis-SCID que receberam transplantes de medula óssea de doadores”, observou Jennifer Puck, MD, professora de pediatria da UCSF e co-investigadora principal do estudo.

“Ter pacientes no estudo alcançando imunidade total de células T é excelente. A recuperação de células B leva mais tempo, mas até agora parece que os pacientes também têm uma chance muito maior de reconstituição de células B do que com uma medula óssea regular transplante”, disse Puck. “O uso bem-sucedido de menos quimioterapia também é uma grande vitória, minimizando os efeitos colaterais nocivos da dose completa de busulfan em bebês pequenos”.

Uma melhor imunidade das células B pode ajudar a evitar problemas como doenças pulmonares crônicas que geralmente se desenvolvem mais tarde na infância para pacientes Artemis-SCID que recebem um transplante de medula óssea padrão, acrescentou Cowan.

As crianças do estudo têm atualmente entre 18 meses e 4,5 anos; nove nasceram nos Estados Unidos e foram diagnosticados após triagem neonatal para SCID; um nasceu no Canadá e foi diagnosticado aos cinco meses de idade com doença clínica. Quatro pacientes são descendentes de nativos americanos Navajo/Apache, onde a mutação Artemis-SCID é mais comum. O seguimento médio foi de 31,2 meses. No momento da publicação do estudo, seis pacientes foram acompanhados por pelo menos 24 meses.

“Somos pioneiros na terapia genética nesta doença muito rara agora, mas estamos usando técnicas que podem ser exportadas para outras situações e podem ajudar muitas outras condições em todo o mundo”, disse Puck. “Toda inovação acontece com um paciente de cada vez.”

Co-autores: Também contribuíram para esta pesquisa da UCSF: Jason Yu, PhD; Carol Fraser-Browne, BA; Ukina Sanford, MS; Misako Kawahara, BA; Wendy Chan, BS; Shivali Chag, MS; e Robert Currier, PhD, do Departamento de Pediatria da UCSF; Jess Oh, MS, do Hospital Infantil UCSF Benioff San Francisco; Jasmeen Dara, MD; Janelle Facchino, NP; Christopher Dvorak, MD, da UCSF Departamento de Pediatria e UCSF Benioff Children’s Hospital San Francisco; Joan Hilton, DSc, MPH, do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da UCSF; e Janel Long-Boyle, PharmD, PhD, do Departamento de Pediatria da UCSF, da Escola de Farmácia e do Hospital Infantil San Francisco da UCSF Benioff. Por favor, consulte o papel para co-autores adicionais.