Ouvir música cativante antes de dormir pode mantê-lo acordado à noite

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Os participantes do estudo tiveram a atividade cerebral e as métricas corporais monitoradas enquanto tentavam dormir depois de ouvir algumas músicas super cativantes. Crédito: Robert Rogers/Baylor University.

Michael Scullin continuou acordando no meio da noite com uma música presa em sua cabeça. Esse incômodo fez com que ele dormisse terrivelmente, pois não importa o quanto ele tentasse, o verme ainda estava cavando em seu cérebro. Mas pelo menos algo de bom saiu dessa provação.

Inspirado por essa experiência, Scullin, professor associado de psicologia e neurociência da Baylor University, decidiu investigar se havia alguma relação entre ouvir música e a qualidade do sono.

O cérebro ainda pode processar música mesmo horas depois que a música parou de tocar

Anteriormente, uma pesquisa feita por psicólogos da Universidade de Sheffield descobriram que muitas pessoas usam a música como uma espécie de auxílio para dormir. Os entrevistados afirmaram que ouvir música perto ou na hora de dormir ajuda a dormir melhor porque bloqueia estímulos externos, induz um estado mental propício ao sono, oferece propriedades únicas que estimulam o sono ou simplesmente porque se tornou um hábito. No geral, 62% dos 651 entrevistados confirmaram que tocam música para dormir.

No entanto, a pesquisa de Scullin se concentra em um fenômeno raramente explorado relacionado à música conhecido como imagens musicais involuntárias, ou “minhocas”. Esses padrões mentais anulam nossa linha normal de pensamento, que é substituída por uma música ou melodia que é repetida na mente de uma pessoa várias vezes. Aparentemente, Scullin não está sozinho. Muitas pessoas que têm vermes presos em suas cabeças relatam problemas para dormir.

“Nossos cérebros continuam a processar música mesmo quando nenhuma está tocando, inclusive aparentemente enquanto dormimos”, disse Scullin. “Todo mundo sabe que ouvir música é bom. Adolescentes e jovens adultos costumam ouvir música perto da hora de dormir. Mas às vezes você pode ter muito de uma coisa boa. Quanto mais você ouve música, maior a probabilidade de pegar um verme de ouvido que não desaparece na hora de dormir. Quando isso acontece, é provável que seu sono sofra.”

A pesquisa consistiu em duas partes: um levantamento e um experimento de laboratório. Durante a pesquisa, 209 participantes tiveram que responder a perguntas relacionadas à qualidade do sono, hábitos de audição de música e frequência de vermes, bem como a frequência com que relataram ter um verme enquanto tentavam adormecer, durante a noite ou imediatamente ao acordar. pela manhã.

As pessoas que experimentam mais um verme por semana à noite eram seis vezes mais propensas a relatar má qualidade do sono em comparação com aquelas que raramente experimentavam vermes.

Durante a parte experimental, 50 participantes ouviram três músicas pop cativantes – ‘Shake It Off’ de Taylor Swift, ‘Call Me Maybe’ de Carly Rae Jepsen e ‘Don’t Stop Believin’ de Journey – e depois tiveram que passar a noite no Sleep Laboratório de Neurociência e Cognição da Baylor. Enquanto dormiam, os participantes foram conectados a vários instrumentos que medem ondas cerebrais, frequência cardíaca e respiração.

Metade dos participantes foi selecionada aleatoriamente para ouvir apenas as versões instrumentais sem letras das músicas pop, enquanto a outra metade ouvia as versões originais.

Esse experimento confirmou que aqueles que pegaram um verme de ouvido tiveram maior dificuldade para dormir, mais despertares noturnos e passaram mais tempo em estágios leves do sono.

“Achávamos que as pessoas teriam vermes na hora de dormir quando tentavam adormecer, mas certamente não sabíamos que as pessoas relatariam acordar regularmente do sono com um verme. Mas vimos isso tanto na pesquisa quanto no estudo experimental”, disse Scullin.

A música instrumental na verdade provoca duas vezes mais minhocas do que a música com letras

As varreduras do cérebro revelaram que aqueles que pegaram o verme covarde tinham oscilações lentas durante o sono, um marcador de reativação da memória. Essas oscilações reveladoras foram mais ativas em uma região do córtex auditivo primário que se sabe estar implicada no processamento de minhocas. Em outras palavras, as varreduras do cérebro mostraram como os vermes estavam desencadeando memórias de músicas repetidas vezes.

Mas a parte mais surpreendente foi que a música instrumental levou à pior qualidade do sono. Você pensaria que letras cativantes são as culpadas por vermes de ouvido, mas aparentemente, música sem letra leva a duas vezes mais vermes de ouvido.

“Quase todo mundo achava que a música melhora o sono, mas descobrimos que aqueles que ouviam mais música dormiam pior”, disse Scullin. “O que foi realmente surpreendente foi que a música instrumental levou a uma pior qualidade do sono – a música instrumental leva a cerca de duas vezes mais minhocas.”

Aqueles com maior risco de pegar um verme que ameaçava perturbar seu sono eram indivíduos com maiores hábitos de ouvir música.

Essas descobertas vão contra a noção de música como um auxílio para dormir, que é adotada por muitas organizações de saúde que recomendam ouvir música calma antes de dormir.

A pesquisa de Scullin mostrou objetivamente que o cérebro continua a processar música por várias horas, mesmo depois que a própria música para.

Talvez a verdade esteja em algum lugar no meio. Para alguns, ouvir música relaxante antes de dormir pode realmente funcionar como um auxílio para dormir. Outros, no entanto, podem achar a experiência muito estimulante e ficar acordados até o meio da noite porque não conseguem se livrar do verme.

Para aqueles que têm problemas para dormir, Sculling aconselha ouvir música com moderação – especialmente antes de dormir.

“Se você costuma ouvir música enquanto está na cama, terá aquela associação de que estar nesse contexto pode desencadear um verme mesmo quando você não está ouvindo música, como quando está tentando adormecer, ” ele disse.



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