Quarta-feira, Agosto 17, 2022

Para pacientes com câncer em imunoterapia, bactérias intestinais nocivas podem ser mais importantes do que as úteis

Células de bactérias do microbioma do intestino humano

Pacientes com melanoma que recebem terapia que ajuda seu sistema imunológico a matar células cancerígenas respondem ao tratamento de maneira diferente, dependendo dos tipos de micróbios em seu intestino, e novas pesquisas sugerem que os microrganismos que dificultam a terapia têm mais influência do que os benéficos.

As descobertas de uma colaboração que incluiu pesquisadores da Oregon State University, do National Cancer Institute, do Frederick National Laboratory for Cancer Research e da University of Pittsburgh foram publicadas hoje (28 de fevereiro de 2022) em Medicina da Natureza.

A pesquisa é um passo fundamental na luta contra vários tipos de câncer, incluindo o melanoma, a forma mais mortal de câncer de pele, disse Andrey Morgun, da OSU College of Pharmacy.

“Nossas descobertas lançam uma nova luz sobre a interação altamente complicada entre o microbioma intestinal e a resposta à imunoterapia contra o câncer e definem um curso para estudos futuros”, disse ele.

Em todo o país, o melanoma é o quinto câncer mais comum. Cerca de 100.000 novos casos de melanoma serão diagnosticados nos Estados Unidos no próximo ano, e mais de 7.000 desses pacientes devem morrer, de acordo com a American Cancer Society.

Um dos cânceres mais agressivos, o melanoma mata por metástase ou espalhamento para outros órgãos, como fígado, pulmões e cérebro.

O novo estudo envolve uma técnica terapêutica chamada bloqueio de checkpoint imunológico, muitas vezes referida por suas iniciais de ICB, que revolucionou o tratamento de melanoma e câncer em geral.

A terapia com ICB depende de drogas inibidoras que bloqueiam proteínas chamadas checkpoints que são produzidas por certas células do sistema imunológico – células T, por exemplo – e também por algumas células cancerígenas.

Os pontos de verificação ajudam a evitar que as respostas imunológicas sejam muito fortes, mas às vezes isso significa impedir que as células T matem as células cancerígenas. Assim, quando os pontos de verificação são bloqueados, as células T podem fazer um trabalho melhor de matar as células cancerígenas.

O ICB tem sido um “divisor de águas” na terapia do câncer, disse Morgun, e vários estudos mostraram que os micróbios intestinais dos pacientes desempenham um papel na resposta do paciente. O microbioma intestinal humano é uma comunidade complexa de mais de 10 trilhões de células microbianas que representam cerca de 1.000 espécies bacterianas diferentes.

Morgun e colaboradores analisaram dados de várias coortes de pacientes com melanoma que receberam um tipo de ICB conhecido como terapia de proteína de morte celular antiprogramada, abreviada para terapia anti-PD-1.

Entre outros métodos, eles usaram uma técnica de modelagem computacional, análise de rede transkingdom, inventada por Morgun e Natalia Shulzhenko, da Carlson College of Veterinary Medicine do Oregon, para determinar quais bactérias estavam associadas a melhores ou piores respostas ao tratamento.

“Nós estabelecemos vários microbiótipos e alguns deles foram claramente correlacionados com a resposta à imunoterapia contra o câncer”, disse Morgun. “Duas assinaturas microbianas – uma comparativamente pesada com espécies de Lachnospiraceae, a outra comparativamente pesada com espécies de Streptococcaceae – foram conectadas a uma resposta clínica favorável e desfavorável, respectivamente”.

Os resultados também sugerem que cerca de um ano após o início do tratamento, a microbiota intestinal se torna um fator dominante na resposta à terapia, e que os micróbios que prejudicam a terapia parecem desempenhar um papel maior do que aqueles que melhoram a terapia, acrescentou.

Referência: “Assinaturas da microbiota intestinal de resposta clínica e eventos adversos relacionados ao sistema imunológico em pacientes com melanoma tratados com anti-PD-1” 28 de fevereiro de 2022, Medicina da Natureza.
DOI: 10.1038/s41591-022-01698-2

Amiran Dzutsev e Giorgio Trinchieri, do Instituto Nacional do Câncer, e Hassane Zarour, da Universidade de Pittsburgh, são os autores correspondentes do estudo, que foi apoiado pelos Institutos Nacionais de Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer.