Domingo, Agosto 14, 2022

Patógenos extintos deram início à queda de civilizações antigas, dizem cientistas

Milhares de anos atrás, em todo o Mediterrâneo Oriental, várias civilizações da Idade do Bronze mudaram para pior na mesma época.

o Antigo Reino do Egito e a Império Acadiano ambos desmoronaram, e houve um crise social generalizada em todo o Antigo Oriente Próximo e no Mar Egeu, manifestando-se como populações em declínio, destruição, comércio reduzido e mudanças culturais significativas.

Como de costume, os dedos foram apontados para das Alterações Climáticas e troca de alianças. Mas os cientistas acabaram de encontrar um novo culpado em alguns ossos antigos.

Em restos escavados de um antigo cemitério em Creta, em uma caverna chamada Hagios Charalambos, uma equipe liderada pelo arqueogeneticista Gunnar Neumann do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva na Alemanha encontrou evidências genéticas de bactérias responsáveis ​​por duas das doenças mais importantes da história – febre tifóide e praga.

Portanto, disseram os pesquisadores, doenças generalizadas causadas por esses patógenos não podem ser descontadas como um fator contribuinte para as mudanças sociais tão difundidas por volta de 2200 a 2000 aC.

“A ocorrência desses dois patógenos virulentos no final do período minóico inicial em Creta”, eles escreveram em seu papel“enfatiza a necessidade de reintroduzir doenças infecciosas como um fator adicional possivelmente contribuindo para a transformação das primeiras sociedades complexas no Egeu e além”.

Yersinia pestis é uma bactéria responsável por dezenas de milhões de mortes, a maioria ocorrendo no curso de três devastadoras pandemias globais. Por mais catastrófica que esta doença tenha sido em séculos passados, seu impacto antes da Praga de Justinianoque começou em 541 EC, tem sido difícil de avaliar.

Recentes avanços tecnológicos e científicos, particularmente a recuperação e sequenciamento de DNA antigo de ossos antigos, estão revelando um pouco dessa história perdida.

Agora suspeitamos, por exemplo, que a bactéria vem infectando pessoas desde pelo menos o período neolítico.

No ano passado, os cientistas revelaram que um caçador-coletor da Idade da Pedra provavelmente morreu de peste milhares de anos antes que tivéssemos evidências da doença atingindo epidemia proporções.

No entanto, as evidências genômicas recuperadas até agora eram de regiões mais frias. Pouco se sabe sobre seu impacto nas sociedades antigas em climas mais quentes, como os do Mediterrâneo Oriental, graças à degradação do DNA nas temperaturas mais altas.

Então Neumann e sua equipe foram cavar ossos recuperados de um local em Creta conhecido por suas condições notavelmente frias e estáveis.

Eles recuperaram DNA em dentes de 32 indivíduos que morreram entre 2290 e 1909 aC. Os dados genéticos revelaram a presença de algumas bactérias orais comuns, o que era esperado.

Menos esperada era a presença de Y. pestis em dois indivíduos e dois Salmonella entérica linhagens – uma bactéria tipicamente responsável pela febre tifóide febre – em outros dois. Esta descoberta sugere que ambos os patógenos estavam presentes e possivelmente transmissíveis em Creta da Idade do Bronze.

Mas há uma ressalva. Cada uma das linhagens descobertas agora está extinta, tornando mais difícil determinar como suas infecções podem ter afetado as comunidades.

A linhagem de Y. pestis eles descobriram que provavelmente não poderiam ser transmitidos por pulgas – uma das características que tornaram outras linhagens da bactéria tão contagiosas em populações humanas.

O vetor da pulga carrega a versão bubônica da peste; os humanos são infectados quando a bactéria entra no sistema linfático através de uma picada de pulga. Portanto, a via de transmissão dessa forma antiga da bactéria pode ser diferente e causar uma forma diferente de peste; peste pneumônica, que é transmitida por aerossóis, por exemplo.

Os pesquisadores disseram que o S. enterica As linhagens também careciam de características-chave que contribuem para doenças graves em humanos, de modo que a virulência e as vias de transmissão de ambos os patógenos permanecem desconhecidas.

No entanto, a descoberta sugere que ambos os patógenos estavam circulando; em regiões de Creta com altas densidades populacionais, eles poderiam ter sido um tanto desenfreados.

“Embora seja improvável que Y. pestis ou S. enterica foram os únicos culpados pelas mudanças sociais observadas no Mediterrâneo no final do 3º milênio aC”, os pesquisadores escreveram em seu artigo“propomos que, dada a [ancient] Evidências de DNA apresentadas aqui, doenças infecciosas devem ser consideradas como um fator contribuinte adicional; possivelmente em uma interação com o clima e a migração, que foi sugerido anteriormente.”

Como doenças como peste e febre tifóide não deixam vestígios nos ossos, elas não são frequentemente notadas no registro arqueológico. A equipe sugere que uma triagem genética mais detalhada de mais restos do Mediterrâneo Oriental pode ajudar a descobrir a extensão do impacto que essas doenças tiveram nas civilizações que viviam lá.

A pesquisa foi publicada em Biologia Atual.