‘Peer Community In’ pode realizar o que o acesso aberto não conseguiu

Em 2017, três pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (INRAE), Denis Bourguet, Benoit Facon e Thomas Guillemaud, fundaram Comunidade de pares em (PCI), um serviço baseado em revisão por pares para recomendar preprints (referindo-se à versão de um artigo que um cientista envia a um comitê de revisão).

O serviço dá luz verde aos artigos e os disponibiliza com suas revisões, dados, códigos e scripts em acesso aberto. A partir desse conceito, o PCI abriu caminho para que os pesquisadores retomassem o controle de seu sistema de revisão e publicação em um esforço para aumentar a transparência na cadeia de produção do conhecimento.

Nascimento de uma ideia

A ideia do projeto surgiu em 2016 após uma análise de várias falhas no sistema de publicação científica. Dois grandes problemas são a falta de acesso aberto para a maioria das publicações e a taxas exorbitantes de publicação e assinatura colocados nas instituições.

O projeto CPI nasceu em 2016 em resposta aos excessos do sistema de publicação científica. Brendan Howard/Shutterstock

Mesmo na França, onde o movimento pela ciência aberta foi ganhando impulso, metade das publicações ainda são protegidas por direitos de acesso. Isso significa que eles não são livremente acessíveis a cidadãos, jornalistas ou quaisquer cientistas afiliados a instituições que não possam pagar assinaturas de periódicos científicos. Essas restrições à livre circulação de informações científicas são um obstáculo ao compartilhamento de ideias e conhecimentos científicos em geral.

Além disso, o volume de negócios global para a indústria de publicação acadêmica em ciência, tecnologia e medicina é estimado em US$ 10 bilhões para cada 3 milhões de artigos publicados. Esta é uma quantia considerável, especialmente considerando que as margens de lucro das principais editoras têm uma média de 35-40% nos últimos anos. Conscientes desses custos e margens, os fundadores do PCI queriam que cientistas e instituições retomassem o controle de suas próprias publicações. E assim, em 2017, o Comunidade de pares em nasceu a iniciativa.

Por comunidades científicas para comunidades científicas

O PCI estabelece comunidades de cientistas que revisam e aprovam publicamente pré-impressões em seus respectivos campos, enquanto aplicam os mesmos métodos usados ​​para revistas científicas convencionais. Sob esse sistema de revisão por pares, os editores (conhecidos como ‘recomendadores’) realizam uma ou mais rodadas de revisão antes de decidir se rejeitam ou aprovam o preprint submetido ao PCI. Ao contrário de praticamente todos os periódicos tradicionais, se um artigo for aprovado, o editor deve escrever uma recomendação descrevendo seu conteúdo e méritos.

Esta recomendação é então publicada juntamente com todos os outros elementos envolvidos no processo editorial (incluindo revisões, decisões editoriais, respostas dos autores, etc.) no site do PCI responsável pela organização da revisão do preprint. Esse nível de transparência é o que torna o PCI único no atual sistema de publicação acadêmica.

Por fim, os autores carregam a versão finalizada, aprovada e recomendada do artigo – gratuitamente e em acesso aberto – para o servidor de preprints ou arquivo aberto.

Uma revolução se desenrolando na publicação científica

O PCI está tornando obsoleta a publicação de periódicos tradicionais. Devido ao seu status de fato revisado por pares, a versão finalizada e recomendada do preprint já é adequada para citação. Na França, os preprints recomendados pelo PCI são reconhecidos por várias instituições líderes, comitês de revisão e painéis de recrutamento no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS). Em nível europeu, os preprints revisados ​​são reconhecidos pela Comissão Européia e por agências financiadoras, como a Fundação Bill e Melinda Gates e o Wellcome Trust.

O PCI também é único em sua capacidade de separar a revisão por pares da publicação, uma vez que os preprints aprovados e recomendados ainda podem ser enviados pelos autores para publicação em revistas científicas. Muitos periódicos até se anunciam como ‘amigos do PCI’, o que significa que, quando recebem envios de preprints recomendados pelo PCI, eles levam em consideração as revisões já concluídas pelo PCI para acelerar sua tomada de decisão editorial.

Novo terreno quebrado em 2021

Esta iniciativa foi originalmente destinada exclusivamente para os PCIs revisarem e recomendarem preprints, mas os autores às vezes ficavam frustrados ao ver apenas seus preprints recomendados em servidores dedicados (apesar de serem revisados ​​e recomendados, os preprints ainda são mal indexados e nem sempre reconhecidos como artigos genuínos) ou ter submetê-lo para publicação em um periódico sob o risco de ser submetido a outra rodada de revisão. No entanto, desde a criação do Jornal da comunidade de paresos cientistas agora têm acesso à publicação direta e irrestrita de artigos recomendados por PCIs disciplinares.

Jornal da comunidade de pares é uma revista diamante, ou seja, aquela que publica artigos sem cobrança de taxas aos autores ou leitores. Todo o conteúdo pode ser lido gratuitamente, sem acesso pago ou outras restrições de acesso. Concebido como um jornal geral, Jornal da comunidade de pares atualmente compreende 16 seções (correspondentes aos PCIs em funcionamento) e pode publicar qualquer preprint recomendado por um PCI disciplinar.

Um modelo inovador em ascensão

Atualmente existem 16 PCIs disciplinares (incluindo PCI Biologia Evolutiva, PCI Ecologia, PCI Neurociência e Relatórios Registrados PCI) e vários outros estão a caminho. Juntos, eles possuem 1.900 editores, 130 membros nos comitês editoriais e mais de 4.000 cientistas-usuários em geral. PCI e Jornal da comunidade de pares são reconhecidos por 130 instituições em todo o mundo, metade das quais (incluindo a Universidade de Perpignan Via Domitia) apoiam a iniciativa financeiramente. O número de acadêmicos franceses que conhecem e/ou usam PCI varia muito entre as comunidades científicas. A porcentagem é muito alta entre as comunidades com um PCI dedicado (por exemplo, as comunidades de ecologia ou biologia evolutiva, com PCI Ecologia e PCI Evol Biolonde cerca de metade dos cientistas estão familiarizados com o sistema), mas permanece baixo entre aqueles sem um.

Até o momento, mais de 600 artigos foram revisados ​​por meio do sistema. A biologia mantém uma liderança significativa, mas cada vez mais campos estão surgindo, incluindo arqueologia e ciências do movimento. Ainda há muito espaço para crescimento, em termos de maior investimento de quem conhece o sistema e da criação de novos PCIs por cientistas de áreas ainda não representadas pelas comunidades atuais.

Outras iniciativas de ciência aberta foram criadas em todo o mundo, mas nenhuma conseguiu emular o modelo PCI. Principalmente limitadas a ofertas de pré-impressões revisadas por pares (muitas vezes direta ou indiretamente exigindo uma taxa), essas iniciativas, como Revisar Comuns e Pré-revisãonão envolvem um processo de tomada de decisão editorial e, portanto, não podem efetuar mudanças no sistema editorial atual.

Enquanto o modelo PCI está crescendo inegavelmente e agora recebe mais de 10.000 visitantes únicos por mês em todos os sites PCI, a criação de Jornal da comunidade de pares mostra que o sistema tradicional de publicação acadêmica ainda está intacto. E, sem dúvida, perdurará no futuro próximo, embora a aprovação de pré-impressão oferecida se torne um modelo sustentável devido à sua relação custo-benefício e transparência em todos os aspectos.

Enquanto isso, PCI e Jornal da comunidade de pares apresentam uma alternativa viável para a publicação de artigos Diamond Open Access totalmente gratuitos para autores e leitores. Nestes tempos de mudança de inflação desenfreada e injustificável imposta aos preços de assinatura e publicação, várias instituições e universidades estão apoiando o surgimento dessas revistas de diamantes. PCI e Jornal da comunidade de pares abrace essa dinâmica capacitando todas as comunidades científicas dispostas a se tornarem agentes de seu próprio processo de revisão e publicação.

Por Denis Bourguet, Directeur de recherches, Inrae; Etienne Rouzies, Conservateur des bibliothèques, Référent Science ouverte, Université de Perpignan, e Thomas Guillemaud, Directeur de recherches, Inrae. Este artigo foi republicado de The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original.A conversa