Domingo, Maio 22, 2022

Pesquisadores de San Antonio identificam um novo alvo para o desenvolvimento de medicamentos – ScienceDaily

Cientistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio (UT Health San Antonio) acreditam que pode ser possível prevenir alterações no DNA impulsionadas por duas proteínas altamente ativas na leucemia e outros cânceres. Eles relataram um novo alvo mecanicista para o desenvolvimento de medicamentos em 21 de janeiro na revista eVida.

As proteínas, chamadas METTL-3 e METTL-14, podem alterar a estrutura química do DNA – o cofre molecular nas células que armazena a informação genética de uma pessoa. Este é um novo entendimento, disse o autor sênior do artigo Yogesh Gupta, PhD, professor assistente de bioquímica no Greehey Children’s Cancer Research Institute da UT Health San Antonio. Por 27 anos desde a descoberta do METTL-3 e -14, os cientistas acreditavam que as proteínas só poderiam alterar uma molécula separada chamada RNA, mas não o DNA, disse ele.

As moléculas de RNA, que flutuam dentro das células, lendo as instruções do DNA para produzir proteínas ou influenciando esse processo indiretamente, podem formar diferentes formas, como grampos de cabelo. Dr. Gupta, autor principal; Shan Qi, estudante de doutorado no laboratório Gupta; e a equipe observou que o RNA de uma determinada estrutura como um grampo de cabelo pode atuar como uma cola que se liga ao METTL-3 e -14, impedindo-o de alterar a estrutura química do DNA.

“É um alvo terapêutico desejável”, disse o Dr. Gupta. “Descobrindo a função de alteração do DNA do METTL-3 e -14 e aprendendo que ele pode ser regulado por certos RNAs, fornecemos informações que ajudarão na pesquisa de descoberta de medicamentos.

“Nosso próximo passo é entender a interação do DNA, RNA e METTL-3 e -14 para que possamos identificar as áreas nas proteínas para fins de desenvolvimento de drogas”, disse ele.

Este trabalho foi apoiado pelo Max and Minnie Tomerlin Voelcker Fund, o Cancer Prevention & Research Institute of Texas, o Institute for Integration of Medicine and Science/Clinical and Translational Science Award, o Greehey Children’s Cancer Research Institute, The University of Texas System e o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (1R01AI161363).

Materiais fornecido por Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio. Original escrito por Will Sansom. Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e duração.