Pesquisadores desenvolvem repelente de insetos imprimível e usável

Os cientistas desenvolveram várias maneiras confiáveis ​​de manter os insetos afastados, mas, na maioria das vezes, eles vêm na forma de spray ou loção, que pode ter um cheiro desagradável e precisa ser aplicado regularmente. Assim, uma equipe de pesquisadores da Martin Luther University Halle-Wittenberg (MLU) queria uma solução diferente: algo que você pudesse usar.

É assim que o anel se parece e pode ajudar a repelir insetos. Créditos da imagem: Uni Halle / Fanfan Du.

A equipe trabalhou com o IR3535, um repelente de insetos desenvolvido pela Merck. Eles escolheram este porque está em uso com sucesso há muitos anos e porque é suave para a pele. O repelente é normalmente aplicado como spray ou loção e protege contra insetos por várias horas. Mas a equipe da MLU queria implantá-lo de uma forma diferente e fazer com que durasse mais.

Então, eles desenvolveram uma técnica de impressão 3D personalizada que insere o repelente em um polímero biodegradável que o libera gradualmente ao longo do tempo. Eles incorporaram o sistema em um anel.

“A ideia básica é que o repelente de insetos evapore continuamente e forme uma barreira para os insetos”, explica o principal autor do estudo, Fanfan Du, doutorando da MLU.

A velocidade com que o repelente é liberado depende de vários fatores, tanto dependendo da estrutura do polímero (que pode ser ajustada) quanto da temperatura externa. A equipe estima que levaria cerca de uma semana ou um pouco mais para que todo o repelente fosse liberado.

“Para todas as amostras, independentemente da concentração inicial de repelente, a taxa de liberação do repelente aumenta com a temperatura e, à temperatura ambiente, a constante de tempo de liberação é da ordem de 10 dias”, diz o estudo.

No entanto, este ainda é um estudo incipiente. Embora os pesquisadores tenham mostrado que é possível liberar o repelente dessa maneira, eles não o testaram realmente para ver como funciona em condições realistas. Eles também enfatizam que também existem vários ajustes de encapsulamento que podem ser usados ​​para melhorar ainda mais o material, mas são necessários testes de eficácia para ver o quão bem esse método repele insetos em comparação com os métodos convencionais.

No entanto, os pesquisadores estão confiantes em seu dispositivo recém-criado e dizem que deve funcionar em uma situação prática.

“O estudo comprovou com sucesso a aplicabilidade da tecnologia de impressão 3D baseada em extrusão para a preparação de peças de polímero com uma forma/design específico contendo repelente de mosquitos em uma concentração que aumenta a expectativa de ser usado como um dispositivo de entrega repelente. ”