19 C
Terça-feira, Maio 24, 2022

Por dentro do esforço internacional para salvar um pequeno peixe mexicano

Esta história originalmente Apareceu em Atlas Obscura e faz parte do Secretária de Climatização colaboração.

À primeira vista, não há nada notável sobre o peixe tequila splitfin do México. Com apenas 2 ½ polegadas de comprimento, os peixes não são coloridos ou venenosos. Eles não são particularmente rápidos. Eles não mudam de cor ou exibem outros comportamentos estranhos. De muitas maneiras, eles são esquecíveis. Então, quando o peixe, endêmico de apenas um único rio alimentado por nascente perto do vulcão Tequila, no estado mexicano de Jalisco, foi extinto da natureza em 2003, não houve protesto internacional ou mesmo um artigo em um jornal local para licitar o peixe adeus.

Mas os cientistas da Unidade de Biologia Aquática da Universidade de Michoacán sabiam que o peixe tequila, como é comumente chamado, desempenha um papel importante no delicado ecossistema do rio – comendo mosquitos transmissores de dengue e servindo como fonte de alimento para peixes e pássaros maiores. Quando ficou claro que os peixes estavam morrendo na década de 1990, uma equipe internacional de cientistas uniu forças para salvá-los. Depois que foi extinto em 2003, a equipe tentaria algo que nunca havia sido feito antes no México – reintroduzir uma espécie extinta de volta ao seu habitat nativo. Agora, quase duas décadas depois, uma próspera população de peixes tequila, cerca de 2.000 peixes, mais uma vez chama o rio Teuchitlán de lar, nadando nas águas cristalinas à sombra da encosta arborizada.

O ambicioso translocação de conservação O projeto começou em 1998, quando o aquarista inglês Ivan Dibble chegou à Universidade de Michoacán com uma carga muito preciosa – cinco pares de peixes de tequila do zoológico de Chester, na Inglaterra. Ninguém sabe exatamente por que o peixe tequila foi extinto na natureza, mas provavelmente foi uma combinação de poluição e espécies invasoras, de acordo com cientistas do zoológico. Em cativeiro, os cientistas poderiam fornecer um ambiente controlado para os peixes.

Por 15 anos, biólogos da Universidade de Michoacán cuidaram do peixe tequila. “No início, todas essas pessoas diziam que estávamos loucos”, diz o biólogo Omar Domínguez, que trabalhou no projeto. Embora os programas de reintrodução tenham sido realizados com sucesso em outros lugares, esta foi a primeira vez que os cientistas tentaram um projeto desse tipo no México. Se o projeto fracassasse, Dominguez se preocupou, “todas as pessoas diriam, OK, é impossível reintroduzir os peixes”.

A colônia de 10 peixes de Dibble cresceu. Em 2012, a equipe transferiu 40 pares de peixes de tequila para um lago artificial na universidade. Eles precisavam provar que o peixe poderia sobreviver em um ambiente semi-natural. Na lagoa, os peixes tinham que competir por comida, enfrentar parasitas e evitar predadores como tartarugas, pássaros e cobras, assim como fariam na natureza. Depois de quatro anos, a escola de 80 cresceu para cerca de 10.000. Esse sucesso permitiu que os pesquisadores levantassem o dinheiro necessário para dar o passo final: devolver o peixe tequila à natureza.

Domínguez sabia que a única maneira de fazer isso com sucesso era envolver a comunidade local da cidade de Teuchitlán. Sem os moradores trabalhando para limpar e proteger o rio, os peixes podem voltar a morrer. Federico Hernández Valencia, professor de educação ambiental da Universidade de Michoacán, foi chamado. Ele rapidamente começou a trabalhar com voluntários locais como Martha Hernandez e Pilar Navarro, que fundaram a iniciativa comunitária Guardiões do Rio em 2021. Enquanto Valência e voluntários locais pintavam murais do peixe tequila pela cidade, as crianças locais escolheram um apelido para ele, acabando por pousar em “Zoogy”, após o nome científico do peixe, tequila Zoogoneticus. (No século 20, muitos moradores chamavam o peixe galito ou “galinho”, por causa da faixa laranja brilhante que decora as caudas dos peixes machos. Alguns outros se referiam ao peixe como burrito, ou “burrinho”, diz Perla Espinoza, dos Guardiões, embora não saiba explicar por quê.)