Por que as mensagens de texto são tão estressantes?

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No mês passado, comecei a assistir compulsivamente as primeiras temporadas de Sex and the City.

Embora tenha sido inegavelmente divertido testemunhar a vida brilhante dos ricos e poderosos da cidade de Nova York, o que eu mais gostei na comédia dos anos 90 foi o lembrete de como as pessoas namoravam antigamente. Foi revigorante ver um personagem escrever seu número de telefone em um guardanapo e entregá-lo a um pretendente em um bar ou café. E se o pretendente estivesse interessado, eles ligariam para o telefone fixo para propor um encontro – ou simplesmente deixariam uma mensagem se ninguém estivesse por perto.

Qualquer pessoa atualmente navegando na cena do namoro pode dizer que ligar para marcar um encontro não é mais comum. Após os bloqueios do COVID-19, as datas foram quase totalmente online. Isso significava que muitas pessoas procuravam por amor, especialmente Jovenscomeçou a baixar um aplicativo de namoro (ou dois ou três) e passar muito tempo trocando mensagens com estranhos.

Mas enviar mensagens de texto para frente e para trás, embora potencialmente emocionante, também pode ser exaustivo e forjado com ansiedade. Continue lendo para saber por que enviar mensagens de texto para seu interesse romântico pode ser tão estressante e maneiras de torná-lo mais gerenciável.

(Falta de) Contexto

Durante a grande maioria do nosso tempo na Terra, os humanos se comunicaram uns com os outros cara a cara. Como resultado, nossos cérebros desenvolveram processos extremamente eficazes para interpretar expressões faciais, movimentos corporais e tom de voz. Essas pistas permitem que você interprete corretamente as palavras de alguém no contexto.

Mas à medida que diferentes tecnologias de comunicação foram introduzidas, trocamos algumas dessas pistas contextuais por conveniência. Agora você pode estar do outro lado do mundo de alguém e ouvir sua voz pelo telefone – mas não poderá ver suas expressões faciais ou sinais corporais não verbais.

As mensagens de texto, em comparação, fornecem apenas o mínimo de pistas de contexto para entender o que alguém está dizendo; tudo o que podemos ver são as palavras que uma pessoa usa, mesmo sem o benefício de sua caligrafia. A cultura em torno das mensagens de texto também é baixa em contexto. Em outras palavras, os textos devem ser escritos e enviados rapidamente (talvez com uma série de siglas e emojis), o que geralmente deixa espaço para ambiguidade.

Não é você, sou eu

Falando em ambiguidade, nossos cérebros não gostam disso. Estamos redução de incerteza máquinas, construídas para fazer suposições e tirar conclusões com base em experiências anteriores. Geralmente, esta é uma habilidade útil que nos permite estimar um monte de coisas que nunca saberemos. No entanto, ao enviar mensagens de texto, a falta de contexto pode deixar muito espaço para erros.

Michelle Drouin, autora de Fora de contato: como sobreviver a uma fome de intimidade, explica que nossos cérebros têm uma propensão a preencher quaisquer lacunas desconhecidas: “Se não temos essas pistas não verbais imediatas, preenchemos as lacunas entre as coisas que eles não dizem … e as interpretamos através de nossas próprias lentes .” Como lemos mensagens de texto em nossas cabeças, acrescenta ela, tendemos a lê-las em nossa própria voz. Isso torna mais fácil projetar seus próprios pensamentos em uma mensagem, pois faltam as pistas de contexto que o lembrariam quem é a outra pessoa e como ela difere de você.

Leora Trub, professora de psicologia da Pace University em Nova York, explica como isso também pode permitir a projeção de medos. “Quanto menos informações disponíveis para você, mais você projetará seu próprio mundo interno nesse estímulo”, diz ela. “Então, se você tem alguma ansiedade sobre a rejeição em um relacionamento específico, é mais provável que você interprete a comunicação de maneiras que se alinhem com seus medos.”

Reflita sobre suas emoções

Trub desenvolveu um aplicativo para ajudar as pessoas a enviar mensagens de texto com mais atenção, mas aqui estão três etapas que ela sugere que você siga depois de redigir um texto.

  1. Observe como você está se sentindo e reconheça quaisquer possíveis maneiras pelas quais seu estado emocional interno pode permitir que você se projete na conversa em questão.

  2. Imagine como o texto que você está enviando fará o receptor se sentir.

  3. Decida se e como você deseja enviar seu texto.

Se você perceber que está lutando com a ansiedade em torno de uma mensagem de texto recebida ou enviada, terapeuta de casamento e família Moe Ari Brown recomenda sintonizar e perceber de onde vem essa ansiedade. “Se você está se sentindo ansioso, é por uma razão. Gostaria que as pessoas explorassem qual é esse motivo e tentassem mitigar as possíveis circunstâncias que ativam essa ansiedade”, diz ele.

Brown explica que às vezes a ansiedade é uma indicação de que você não está seguro no relacionamento, enquanto outras vezes uma troca de texto pode desencadear um trauma passado que não tem nada a ver com o relacionamento em questão. De qualquer forma, embora a ansiedade possa ser uma emoção desagradável, também é importante ouvir e aprender.

Avalie suas necessidades e expectativas

Brown incentiva seus clientes a validar e articular suas necessidades e expectativas de comunicação com potenciais parceiros. “Seja muito honesto sobre quais são suas necessidades e saiba que você é incrível. Você não precisa tentar se encaixar na vida de outra pessoa. Não aceite apenas o que outra pessoa está oferecendo se estiver causando estresse real”, diz ele.

Em última análise, o importante a lembrar é que as outras pessoas são seus próprios indivíduos. Pode ser fácil tirar conclusões precipitadas com base em seus próprios pensamentos, medos ou experiências anteriores – mas recuar e abordar seu próprio comportamento e o de outra pessoa com curiosidade e compaixão pode permitir que você sintonize suas próprias emoções e supere seus piores instintos.

E, claro, nunca é tarde demais para tirar uma página do livro de Carrie Bradshaw. Se enviar mensagens de texto faz você se sentir estressado, a boa notícia é que você sempre pode tentar ligar para alguém ou sugerir um horário e local para se encontrar pessoalmente.



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