Primeiro buraco negro desonesto já descoberto – e está a apenas 5.000 anos-luz de distância

Microlente ataca novamente. Os astrônomos têm usado a técnica para detectar tudo, desde planetas desonestos ao estrela mais distante já vista. Agora, os astrônomos encontraram oficialmente outro objeto indescritível que há muito tem sido teorizado, e que Universo hoje relatado pela primeira vez em 2009, mas nunca foi detectado diretamente – um desonesto buraco negro.

Essa detecção ocorre no final de uma campanha observacional de 6 anos, com dezenas de autores colaborando em um artigo publicado recentemente no arXiv (o que significa que ainda não foi revisado por pares). Esses seis anos de dados meticulosamente coletados começaram em 2011, quando uma estrela a cerca de 20.000 anos-luz de distância brilhou repentinamente. Os cientistas estavam procurando exatamente esse evento e já haviam encontrado vários antes, mas precisavam de mais dados para ter certeza do que estavam realmente vendo.

A microlente deixa dois sinais indicadores. O objeto no fundo de um evento de microlente cresceria significativamente brilhante, como foi visto com esta estrela em 2011. Além disso, e se o posicionamento fosse sortudo o suficiente, os telescópios veriam a estrela mudar levemente à medida que o objeto de lente maciça passasse frente dele.

Observações anteriores mostraram muitos eventos de brilho que as microlentes podem ter causado, mas os astrônomos nunca viram a mudança de posição que confirmaria essa teoria. Kailash Sahu e seus colegas transformaram o Hubble, que ainda é uma das plataformas de observação mais funcionais do arsenal da humanidade, em direção à estrela algumas semanas após seu brilho original. Eles, então, voltaram a verificar periodicamente ao longo dos próximos seis anos. Nesse período, eles também coletaram dados posicionais, esperando usar uma técnica chamada astrometria para detectar pequenos movimentos que indicariam que a estrela estava sujeita a um objeto de microlente entre ela e o Hubble.

Uma combinação de distorção e amplificação da luz da estrela é exatamente o que o Hubble viu. Mas mesmo isso não foi conclusivo o suficiente para provar que o objeto pesado na frente da estrela era um buraco negro – apenas que era pesado o suficiente para causar um efeito de microlente. Para descartar outras fontes potenciais da microlente, Sahu e seus colegas verificaram o nível de luz da própria lente. Eles não encontraram nenhum, o que teria sido o caso se outro objeto, como uma anã marrom, fosse a causa da lente. Além disso, a duração do efeito de lente deve durar o suficiente para sugerir um poço de gravidade particularmente profundo. O evento original em 2011 durou 300 dias, o suficiente para apontar para um buraco negro que pesa aproximadamente 7,1 vezes o do sol.

Com essa estimativa de peso, os cientistas também conseguiram estimar o quão rápido o buraco negro estava se movendo e chegaram a cerca de 45 quilômetros por segundo – muito mais rápido do que as estrelas que o cercam naquela área do planeta. via Láctea. Esse diferencial de velocidade também aponta para uma fonte potencial do próprio buraco negro – uma explosão de uma estrela supermassiva provavelmente criou o buraco negro e o chutou em seu caminho. Sahu estima que o evento aconteceu há cerca de 100 milhões de anos, mas é difícil dizer, pois não há um caminho claro e rastreável de onde o buraco negro veio.

Mesmo sem esse caminho claro e rastreável, os cientistas agora encontraram definitivamente algo que procuravam há muito tempo e não estarão sozinhos ao fazê-lo. Várias pesquisas de todo o céu estão surgindo em breve que ajudarão os cientistas digitalizar consistentemente os céus para eventos como esse em junho de 2011, e eles provavelmente encontrarão muito mais. Isso não quer dizer que qualquer uma dessas massas de gravidade difíceis de ver provará ser uma ameaça para a Terra, mas quanto mais alavancarmos novas técnicas como microlente, maior a probabilidade de encontrarmos alguma que eventualmente possa ser.

Originalmente publicado em Universo hoje.