Primeiros parentes primatas descobertos no alto Ártico do antigo Canadá

Reconstrução do artista Ignacius dawsonae

Reconstrução artística de Ignacius dawsonae sobrevivendo a seis meses de escuridão de inverno no extinto ecossistema temperado quente da Ilha Ellesmere, no Ártico do Canadá. Crédito: Kristen Miller, Instituto de Biodiversidade, Universidade do Kansas

Mamíferos fossilizados revelam padrões de migração ártica em climas mais quentes.

No clima quente do antigo Canadá, os primeiros parentes primatas se adaptaram à vida no alto Ártico, embora com biodiversidade limitada, de acordo com um estudo publicado hoje (25 de janeiro de 2023) na revista de acesso aberto PLOS UM por Kristen Miller do Universidade do Kansas e colegas.

A época do Eoceno foi uma época de intenso aquecimento global, fornecendo um estudo de caso crucial para examinar como os ecossistemas reagem às mudanças climáticas. Fósseis da Ilha Ellesmere, no Canadá, fornecem evidências de um ambiente quente e pantanoso há cerca de 52 milhões de anos, apesar de metade do ano passado na escuridão do inverno ártico. Neste estudo, Miller e seus colegas identificam duas novas espécies, os primeiros parentes de primatas já relatados neste antigo ecossistema ártico.

Com base em fragmentos fósseis de mandíbulas e dentes, os pesquisadores identificaram as novas espécies como parentes próximos dos primeiros primatas, aqui denominados Ignacius dawsonae e Ignacius mckennai. Em comparação com espécies semelhantes de localidades mais ao sul, este par apresenta adaptações distintas para seu ambiente incomum. Ambas as espécies são relativamente grandes, uma característica comum em mamíferos do norte, e ambas exibem características dentárias que sugerem uma dieta de alimentos duros, possivelmente uma adaptação para se alimentar de alimentos mais duros durante longos e escuros invernos do Ártico, onde refeições mais macias eram difíceis de encontrar.

Durante o Eoceno, as latitudes mais baixas da América do Norte abrigaram muitos parentes primitivos de primatas, mas apenas essas duas espécies são conhecidas dessa comunidade ártica, acrescentando evidências anteriores de que esse ecossistema experimentou uma biodiversidade limitada em comparação com habitats mais ao sul. Os pesquisadores sugerem que, embora os climas mais quentes tenham permitido que certos organismos migrassem para o norte, esse movimento pode ser limitado por fatores como longos períodos de escuridão no Ártico. Essas percepções são cruciais para previsões sobre como os ecossistemas podem reagir aos climas modernos em aquecimento.

Os autores acrescentam: “O aquecimento global está transformando os ecossistemas do Ártico de maneiras difíceis de prever, mas episódios antigos de aquecimento global mostram como as mudanças futuras no Ártico podem se desenrolar. Os primeiros fósseis semelhantes a primatas já recuperados ao norte do Círculo Polar Ártico mostram que esses mamíferos adaptados tropicalmente foram capazes de colonizar o Ártico durante um antigo episódio de aquecimento global há aproximadamente 52 milhões de anos, adotando uma nova dieta de nozes e sementes que lhes permitiu sobreviver seis meses de escuridão invernal.

Referência: “Basal Primatomorpha colonizou a Ilha Ellesmere (Canadá Ártico) durante as condições hipertermais do início do clima ótimo do Eoceno” 25 de janeiro de 2023, PLOS UM.
DOI: 10.1371/journal.pone.0280114