Quarta-feira, Agosto 10, 2022

Problemas de tireóide associados ao aumento do risco de demência – ScienceDaily

Pessoas idosas com hipotireoidismo, também chamadas de tireoide hipoativa, podem ter maior risco de desenvolver demência, de acordo com um estudo publicado na edição online de 6 de julho de 2022 da revista científica Neurologia®, a revista médica da Academia Americana de Neurologia. O risco de desenvolver demência foi ainda maior para pessoas cuja condição da tireoide exigia medicação de reposição de hormônio tireoidiano.

O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes. Isso pode retardar o metabolismo. Os sintomas incluem cansaço, ganho de peso e sensibilidade ao frio.

“Em alguns casos, os distúrbios da tireoide foram associados a sintomas de demência que podem ser reversíveis com o tratamento”, disse o autor do estudo, Chien-Hsiang Weng, MD, MPH, da Brown University em Providence, Rhode Island. “Embora sejam necessários mais estudos para confirmar essas descobertas, as pessoas devem estar cientes dos problemas de tireoide como um possível fator de risco para demência e terapias que podem prevenir ou retardar o declínio cognitivo irreversível”.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram os registros de saúde de 7.843 pessoas recém-diagnosticadas com demência em Taiwan e os compararam com o mesmo número de pessoas que não tinham demência. Sua idade média era de 75 anos. Os pesquisadores procuraram ver quem tinha histórico de hipotireoidismo ou hipertireoidismo. O hipertireoidismo, também chamado de tireoide hiperativa, ocorre quando a tireoide produz muito hormônio. Isso pode aumentar o metabolismo. Os sintomas incluem perda de peso não intencional, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares e nervosismo ou ansiedade.

Um total de 102 pessoas tinham hipotireoidismo e 133 tinham hipertireoidismo.

Os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação entre hipertireoidismo e demência.

Das pessoas com demência, 68 pessoas, ou 0,9%, tinham hipotireoidismo, em comparação com 34 das pessoas sem demência, ou 0,4%. Quando os pesquisadores ajustaram outros fatores que poderiam afetar o risco de demência, como sexo, idade, pressão alta e diabetes, descobriram que pessoas com mais de 65 anos com hipotireoidismo tinham 80% mais chances de desenvolver demência do que pessoas da mesma idade que tinham. não tem problemas de tireóide. Para pessoas com menos de 65 anos, ter histórico de hipotireoidismo não foi associado a um risco aumentado de demência.

Quando os pesquisadores analisaram apenas pessoas que tomaram medicação para hipotireoidismo, descobriram que tinham três vezes mais chances de desenvolver demência do que aquelas que não tomavam medicação. “Uma explicação para isso pode ser que essas pessoas são mais propensas a apresentar sintomas maiores de hipotireoidismo onde o tratamento foi necessário”, disse Weng.

Weng observou que o estudo observacional não prova que o hipotireoidismo seja uma causa de demência; mostra apenas uma associação.

Uma limitação do estudo foi que os pesquisadores não conseguiram incluir informações sobre a gravidade do hipotireoidismo para os participantes.

Materiais fornecido por Academia Americana de Neurologia. Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e duração.