Quarta-feira, Agosto 10, 2022

Quase 1.000 espécies de micróbios acabaram de ser descobertas em geleiras tibetanas ‘extremas’

Viver como um micróbio no planalto tibetano não é fácil. Temperaturas frias, altos níveis de radiação solar, pouca comida, e você regularmente congela e descongela dependendo da época do ano.

Portanto, é um pouco surpreendente que nessas ‘condições ambientais extremas’ os cientistas tenham descoberto 968 espécies com uma gama extremamente diversificada de micróbios. A descoberta é cortesia do primeiro catálogo de genoma dedicado do ecossistema glaciar.

“As superfícies das geleiras suportam uma gama diversificada de vida, incluindo bactérias, algas, archaea, fungos e outros microeucariotos. Os microrganismos demonstraram a capacidade de se adaptar a essas condições extremas e contribuir para processos ecológicos vitais,” escreve a equipe em seu novo artigo.

“O gelo da geleira também pode atuar como um registro de microorganismos do passado, com microorganismos antigos (mais de 10.000 anos) transportados pelo ar sendo revivido com sucesso. Portanto, o microbioma glacial também constitui uma cronologia inestimável da vida microbiana em nosso planeta.”

Os pesquisadores se concentraram em um grupo específico de geleiras – o platô tibetano. Esta região de 2,5 milhões de quilômetros quadrados é uma importante fonte de água para as áreas vizinhas na Ásia e tem sido particularmente afectado pelas alterações climáticascom mais de 80% das geleiras começando a recuar.

Não só é importante para nós saber quais micróbios estão lá em cima (caso eles possam ser um problema para os humanos e o ecossistema à medida que o gelo derrete), mas se não notarmos quais espécies estão lá atualmente, das Alterações Climáticas pode em breve torná-los perdidos para a história.

“Aqui apresentamos o primeiro, até onde sabemos, genoma dedicado e catálogo de genes para ecossistemas de geleiras, compreendendo 3.241 genomas e genomas montados em metagenomas e 25 milhões de proteínas não redundantes de 85 metagenomas de geleiras tibetanas e 883 isolados cultivados”, a equipe, liderada pelo ecologista da Universidade de Lanzhou Yongqin Liu, escreve em seu papel.

Os pesquisadores empreenderam um esforço gigantesco, coletando amostras de neve, gelo e de 21 geleiras tibetanas entre 2016 e 2020. Eles usaram métodos metagenômicos nas amostras para coleta de todo o material genético presente; eles também cultivaram alguns dos micróbios em um laboratório para descobrir mais sobre eles e recuperar uma proporção maior de seu genoma.

Curiosamente, 82% dos genomas eram de espécies novas. Um gritante 11 por cento das espécies foram encontrados apenas em uma geleira, enquanto 10 por cento estavam localizados em quase todas as geleiras estudadas.

O projeto se tornou o que os pesquisadores estão chamando de catálogo ‘Genome e Gene da Geleira Tibetana’ (TG2G), e esperamos que isso seja útil para pesquisadores no futuro, com novas adições à medida que mais espécies forem encontradas.

“O catálogo TG2G oferece um banco de dados e uma plataforma para arquivamento, análise e comparação de microbiomas de geleiras nos níveis de genoma e gene. a equipe escreve.

“Prevemos que o catálogo formará a base de um repositório global abrangente para dados de microbioma glacial”.

A pesquisa foi publicada em Biotecnologia da Natureza.