Raro fóssil de dinossauro encontrado com refeição final perfeitamente preservada no interior: ScienceAlert

Cerca de 120 milhões de anos atrás, seres de quatro asas dinossauros aproximadamente do tamanho de corvos chamados Microraptores perseguiu as antigas florestas do que hoje é a China.

Embora os pesquisadores tenham estudado vários Microraptor espécimes, ainda há muito que não sabemos sobre essas criaturas com penas semelhantes a pássaros – incluindo o que e como eles comiam.

Agora, um fóssil incrivelmente raro revelou a refeição final preservada de um indivíduo: e inesperadamente, era um mamífero.

“No começo, eu não podia acreditar”, diz o paleontólogo de vertebrados Hans Larsson da McGill University, no Canadá, que encontrou o fóssil enquanto examinava amostras em coleções de museus na China.

“Havia um minúsculo pé de mamífero semelhante a um roedor com cerca de um centímetro de comprimento perfeitamente preservado dentro de um Microraptor esqueleto.”

Pé de roedor em dinossauro
Feche a fotografia do pé do mamífero entre as costelas de Microraptor. (Hans Larsson/McGill University)

“Essas descobertas são as únicas evidências sólidas que temos sobre o consumo de alimentos desses animais extintos há muito tempo – e são excepcionalmente raros”, disse. Larsson adiciona.

O primeiro Microraptor fóssil era encontrado em LiaoningChina, em 2000. Existem três espécies conhecidas, que viveram no início do período Cretáceo, e o fóssil em questão pertence a Microraptor zhaoianus.

Ilustração de Microraptor e roedor
Ilustração de um Microraptor com um roedor. (Hans Larsson)

o Microraptores estavam entre alguns dos primeiros dinossauros que foram encontrados com asas totalmente emplumadas em ambos os braços e pernas – e ao lado das famosas penas dinossauro Archaeopteryx, reforçaram teorias que propõem que os pássaros modernos estão intimamente relacionados a categorias de dinossauros.

Enquanto alguns estudos mostraram que Microraptores teriam sido capazes de voar motorizado, geralmente se pensa que eles usavam principalmente suas asas para planar.

Até agora, os pequenos dinossauros só tinham sido confirmados para comer pássaros, peixes e lagartos, e eles eram considerados caçadores arborícolas que desciam das árvores para capturar presas.

Ilustração de dois Microraptors
ilustração de dois Microraptores. (Durbed/Deviant Art/Wikimedia CommonsCC BY-SA 3.0)

A descoberta mais recente expande essa ideia, sugerindo que eles eram mais propensos a serem comedores oportunistas que tanto se alimentavam quanto se alimentavam de uma variedade de vertebrados.

“Já sabemos Microraptor espécimes preservados com partes de peixe, um pássaro e um lagarto em suas barrigas. Esta nova descoberta adiciona um pequeno mamífero à sua dieta, sugerindo que esses dinossauros eram oportunistas e não comedores exigentes”, disse. diz Larsson.

Isso é importante porque, embora os carnívoros generalistas sejam estabilizadores comuns e importantes nos ecossistemas de hoje – pense nas raposas e corvos – esta poderia muito bem ser a primeira evidência de carnívoros generalistas em um dinossauro ecossistema, Larsson e sua equipe escrevem.

É incrivelmente raro encontrar fósseis de dinossauros que preservam sua última refeição dentro do estômago, acrescentam. De todos os fósseis de dinossauros carnívoros que foram encontrados, apenas sabe de 20 que contêm suas últimas refeições.

A descoberta mais recente leva isso número até 21.

Compreender mais sobre suas dietas não é apenas fascinante para aqueles de nós que tentam imaginar como era o mundo há 120 milhões de anos, mas também fornece pistas importantes para os pesquisadores que trabalham duro para entender exatamente como os dinossauros deixaram a terra para o céu e evoluíram. nos verdadeiros pássaros que vemos hoje.

“Sabendo que Microraptor era um carnívoro generalista que coloca uma nova perspectiva sobre como os ecossistemas antigos podem ter funcionado e uma possível visão sobre o sucesso desses pequenos dinossauros emplumados”, diz Larsson.

A pesquisa foi publicada em O Jornal de Paleontologia de Vertebrados.