Rendimentos aumentados e até 25% mais conteúdo de proteína

Nova linha de trigo crescendo no campo

A nova linha de trigo crescendo no campo. O trigo à direita tem as espiguetas extras com flores realçadas artificialmente em rosa para mostrar sua extensão. Crédito: Universidade de Adelaide

Uma equipe internacional de cientistas descobriu uma maneira de produzir trigo de maior qualidade. Os pesquisadores da Universidade de Adelaide e do John Innes Centre do Reino Unido identificaram um fator genético que melhora as características de rendimento do trigo, o que inesperadamente também pode levar a um aumento de até 25% no teor de proteína.

“Pouco se sabe sobre o mecanismo por trás dos fatores de rendimento e teor de proteína na produção de trigo”, disse o Dr. Scott Boden, da Universidade de Adelaide, da Escola de Agricultura, Alimentos e Vinhos, que liderou a pesquisa.

“Descobrir um gene que controla esses dois fatores tem o potencial de ajudar a gerar novas variedades de trigo que produzem grãos de maior qualidade.

“Como o trigo representa quase 20% da proteína consumida em todo o mundo, o impacto desta pesquisa pode beneficiar significativamente a sociedade, fornecendo grãos com maior teor de proteína, o que poderia ajudar a produzir alimentos mais nutritivos, como pão e cereais matinais.”

O estudo é o primeiro trabalho conhecido a usar uma triagem genética avançada de uma população mutante para identificar um gene que controla o desenvolvimento reprodutivo em trigo. Os insights das descobertas da pesquisa têm o potencial de ajudar a melhorar o valor nutricional e econômico do trigo.

“A variação genética que identificamos fornece um aumento de 15% a 25% no teor de proteína para plantas cultivadas no campo. Essas variedades também produzem espiguetas extras, conhecidas como espiguetas pareadas”, disse o Dr. Boden.

“Ainda não detectamos um aumento no rendimento com as espiguetas extras, mas esperamos que um aumento no rendimento possa ocorrer nas variedades de elite cultivadas pelos agricultores.

“O aumento no teor de proteína ocorre sem a contrapartida de um rendimento reduzido, portanto, essa descoberta tem um potencial ainda maior de fornecer benefícios econômicos para criadores e produtores do que apenas o aumento do valor nutricional por si só.

“Além do importante resultado deste trabalho para o futuro do melhoramento de trigo, a pesquisa em si é de imenso valor para a comunidade científica, pois fornece um exemplo elegante de novos recursos disponíveis para a pesquisa de trigo.”

A equipe espera que as novas variedades de trigo estejam disponíveis para os criadores em 2 a 3 anos, o que pode se traduzir em benefícios para os agricultores em 7 a 10 anos.

As descobertas da equipe serão publicadas hoje (11 de maio de 2022) na revista Avanços da ciência.

Referência: “Alelos resistentes a microRNA de HOMEOBOX DOMAIN-2 modificam a ramificação da inflorescência e aumentam o teor de proteína do grão de trigo” 11 de maio de 2022, Avanços da ciência.
DOI: 10.1126/sciadv.abn5907

Este projeto foi financiado pela Royal Society (UK), o Biological and Biotechnology Sciences Research Council (UK), o Australian Research Council (ARC), o South Australian Grain Industry Trust (SAGIT) e o Waite Research Institute da Universidade de Adelaide.