Terça-feira, Maio 17, 2022

Respondentes do World Trade Center correm maior risco de mutações associadas ao câncer no sangue, segundo estudo – ScienceDaily

Cientistas do Vanderbilt-Ingram Cancer Center (VICC) colaboraram com pesquisadores de Nova York para determinar que os socorristas do 11 de setembro do World Trade Center aumentaram os níveis de mutações que aumentam o risco de câncer no sangue ou doenças cardiovasculares, de acordo com um estudo publicado 7 de março em Medicina da Natureza.

Os pesquisadores determinaram que uma porcentagem significativamente maior de respondedores do World Trade Center tem uma carga mutacional aumentada quando comparada aos dados de amostras de sangue do BioVU, biorepositório de Vanderbilt de DNA extraído de sangue descartado coletado durante testes clínicos de rotina. Entre os bombeiros do World Trade Center, 10% tinham evidência de hematopoiese clonal em comparação com 6,7% para os bombeiros que não foram expostos ao material particulado dos arranha-céus em chamas. A hematopoiese clonal é um fenômeno associado à idade marcado por mutações em genes comumente mutados dentro das células sanguíneas que fornecem a essas células uma vantagem competitiva e aumentam o risco de câncer no sangue e doenças cardiovasculares.

A equipe VUMC conseguiu acessar o DNA de 203 bombeiros de Nashville da BioVU. A equipe de Vanderbilt foi capaz de usar os dados anotados e desidentificados no Synthetic Derivative (SD) para localizar mais de 200 bombeiros com idade, sexo e status de fumante correspondentes aos socorristas no desastre do World Trade Center. Combinado com 52 bombeiros recrutados na convenção anual da Associação Internacional de Bombeiros, esse grupo de controle foi comparado aos expostos a partículas no desastre do World Trade Center.

Os pesquisadores do VICC foram liderados por Michael Savona, MD, titular da Diretoria de Pesquisa em Hematologia de Beverly e George Rawlings, professor de Medicina e Chefe de Hematologia, Terapia Celular e Transplante de Células-Tronco no VICC.

“Esta é a primeira publicação que eu conheço que alavancou com sucesso o BioVU para medir mudanças genéticas somáticas para estudar a hematopoiese clonal”, disse Savona, um dos quatro autores correspondentes do estudo.

Alexander Silver, candidato a MD/PhD que trabalha no Savona Lab, é um dos sete principais autores do estudo.

A equipe de pesquisa incluiu cientistas e médicos de Vanderbilt, Albert Einstein College of Medicine, Montefiore Medical Center, Corpo de Bombeiros da Cidade de Nova York Bureau of Health Services, Rutgers Cancer Institute of New Jersey, Weill Cornell Medicine, Memorial Sloan Kettering Cancer Center , Sylvester Comprehensive Cancer Center, New York University School of Medicine, Genoptix, The Leukemia Lymphoma Society e Dana Farber Cancer Center.

Os pesquisadores também expuseram camundongos a partículas do World Trade Center consideradas equivalentes ao que os socorristas absorveram. Os cientistas observaram uma expansão significativa das células-tronco hematopoiéticas 30 dias após a exposição.

Os pesquisadores concluíram que os socorristas do World Trade Center têm uma carga mutacional aumentada que os coloca em maior risco de câncer no sangue além do que normalmente ocorre com o envelhecimento, e mais estudos sobre o material particulado e o mecanismo de desenvolvimento do câncer no sangue estão em andamento.

O trabalho de pesquisa foi apoiado pelo National Institutes of Health, The Leukemia Lymphoma Society, EvansMDS (uma iniciativa da Edward P. Evans Foundation), V Foundation for Cancer Research, Adventure Alle Fund, The Biff Ruttenberg Foundation, Beverly and George Rawlings, e um presente das Famílias Dempsey e Leinbach.

Outros autores de Vanderbilt no estudo incluíram Cosmin “Adi” Bejan, PhD, professor assistente de Informática Biomédica e bolsistas clínicos em Hematologia/Oncologia, Shannon Stockton, MD, e Travis Spaulding, MD.

Materiais fornecido por Centro Médico da Universidade Vanderbilt. Original escrito por Tom Wilemon. Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e duração.