Quarta-feira, Maio 18, 2022

Selada por 50 anos, a rara amostra lunar Apollo terá seu dia de abertura

Em 1972, quando o geólogo e astronauta da Apollo 17 Harrison Schmitt avistou um pedaço incomum de solo laranja na lua, ele sabia que era especial, mas não sabia exatamente por quê. “Até que fosse possível olhar esse material em laboratório em alta resolução e analisá-lo, não sabíamos que havíamos encontrado um depósito de cinzas vulcânicas”, diz ele.

Cinquenta anos depois, Schmitt ainda não está ciente de todas as descobertas que sua missão trará. Isso porque os pesquisadores da Programa Apollo Next Generation Sample Analysis (ANGSA) só recentemente começaram a estudar amostras lunares que foram guardadas para futuros cientistas. Seus projetos visam responder a questões críticas sobre o passado da lua e, como o Programa Artemis se prepara para o lançamento nos próximos anos, o futuro da exploração lunar.

Perfeitamente preservado

Amostra da Apollo 17 73001, que foi coletado de uma pilha de detritos depositados por um deslizamento de terra lunar, será aberto pela primeira vez nas próximas semanas, diz o pesquisador da ANGSA Charles Shearer, cientista pesquisador da Universidade do Novo México e pesquisador visitante do Lunar e Instituto Planetário. Esta amostra foi armazenada em um Core Sample Vacuum Container (CSVC), um elaborado aparelho hermético cuja penetração foi traçada por mais de um ano. A amostra 73001 é especialmente valiosa porque foi lacrada em um estado tão puro, diz Shearer. “Muitas das outras amostras da Apollo podem ter várias quantidades de contaminação da Terra, então perdemos parte da impressão digital lunar”, diz ele.

Schmitt, que está ativamente envolvido no programa ANGSA, sente “admiração pelas pessoas há 50 anos que decidiram preservar algumas das amostras em antecipação ao avanço significativo da tecnologia ao longo do tempo”. O uso de ferramentas modernas para analisar o 73001 fornecerá informações e experiência no manuseio de amostras lunares que beneficiarão as próximas missões, diz ele.

Schmitt e Shearer ajudarão a medir os voláteis lunares do 73001 – elementos químicos facilmente vaporizados que estão embutidos no solo da lua. Usando uma técnica relativamente nova que identifica cada substância em um material por sua massa, a equipe pode medir os elementos voláteis e compostos adicionais que decaem ao longo do tempo na amostra. Coletivamente, esses dados fornecem pistas sobre quando e como o deslizamento ocorreu – por exemplo, se foi causado por um evento sísmico ou de impacto. Resolver o mistério do deslizamento de terra também pode ajudar a prever a segurança do assentamento humano na Lua, diz Shearer. “Haverá algum tipo de atividade tectônica ou relacionada a terremotos que possa ameaçar as atividades humanas na lua?” ele diz. “Talvez isso lance alguma luz sobre isso.”

Olhando para dentro

Os pesquisadores também estão interessados ​​em entender como os voláteis lunares podem ser usados ​​como um recurso para apoiar a presença humana na lua. “No passado, quando a Apollo ia à Lua, levávamos tudo conosco”, diz Shearer. Eventualmente, no entanto, os astronautas podem “viver parcialmente da terra” ao explorar e até se aventurar além da lua, diz ele. Por exemplo, o hidrogênio e o oxigênio servem como os blocos de construção da água, e o hidrogênio e uma versão leve do hélio podem ser usados ​​como fonte de combustível de foguete para impulsionar novas viagens espaciais.

Outra equipe ANGSA é liderada por Darby Dyar, professor de astronomia no Mount Holyoke College que estudou o amostra de solo laranja como estudante de pós-graduação. Como pesquisadora do ANGSA, ela está caracterizando contas de vidro vulcânicas em outras amostras para entender melhor a composição do interior lunar. Esses vidros piroclásticos, que são menores que um grão de sal e compõem cerca de 20% do solo lunar, são lançados do interior lunar durante as erupções vulcânicas. “É como perfurar a lua”, diz Dyar. “Pequenas amostras de vidro, mas um impacto científico gigante.”

Dyar está examinando o conteúdo de água e oxigênio das contas de vidro como um registro do ambiente do interior lunar. O trabalho de Dyar e de outros pesquisadores sugere que o interior da lua não é seco e livre de oxigênio como se supunha que fosse, desafiando a compreensão científica de como a lua se formou. “Estamos meio que tateando para trás através de equívocos anteriores sobre o interior lunar”, diz ela.

Embora idealmente o vidro vulcânico capture perfeitamente as condições do interior lunar, o gás pode entrar ou sair da esfera à medida que é expelido. Para explicar esse efeito, Dyar e sua equipe fazem medições em incrementos definidos na superfície do cordão, gerando um mapa mostrando os gradientes que se desenvolveram à medida que esfriou. Instrumentos com este grau de resolução espacial não estavam disponíveis quando Dyar começou sua pesquisa. “A nova tecnologia está me fornecendo uma maneira de responder a uma pergunta que fiz pessoalmente há 40 anos”, diz ela.

Da mesma forma, o estado eletrônico dos átomos de metal na esfera, que fornece uma medida de oxigênio, pode mudar após a erupção. Partículas carregadas no vento solar podem interagir com o vidro na superfície da lua, ou o oxigênio na Terra pode reagir com a conta depois que ela é retornada do espaço. Analisar amostras como 73.001 que foram coletadas das profundezas do interior lunar e armazenadas em engenhocas de preservação pode ajudar a identificar transformações devido à exposição à superfície lunar ou à Terra, diz Dyar.

Essa comparação de diferentes métodos de armazenamento fornece informações valiosas para o retorno à Lua, diz James Head, professor de ciências geológicas e ciências da Terra, ambientais e planetárias da Brown University, que não faz parte do programa ANGSA. “Estamos projetando esses recipientes de amostra corretamente? Como podemos projetar melhor os que serão usados ​​em Artemis para garantir que sejam o mais imaculados possível?” ele diz.

Além disso, ao reconstruir os vários processos lunares que deixaram sua marca nessas amostras, a pesquisa do ANGSA ajuda a completar o quadro da história e evolução da lua, diz Head. “Cada abordagem, como os deslizamentos de terra e os vidros piroclásticos, preencherá uma pequena peça do quebra-cabeça”, diz ele.