Quarta-feira, Maio 18, 2022

Sem vida em meteorito marciano encontrado na Antártida em 1996

CABO CANAVERAL, Flórida (AP) – Um meteorito de Marte de 4 bilhões de anos, que causou um respingo aqui na Terra décadas atrás, não contém evidências de vida marciana antiga e primitiva, informaram cientistas na quinta-feira.

Em 1996, uma equipe liderada pela NASA anunciou que os compostos orgânicos na rocha pareciam ter sido deixados por criaturas vivas. Outros cientistas estavam céticos e os pesquisadores se afastaram dessa premissa ao longo das décadas, mais recentemente por uma equipe liderada por Andrew Steele, da Carnegie Institution for Science.

Pequenas amostras do meteorito mostram que os compostos ricos em carbono são, na verdade, o resultado da água – provavelmente água salgada ou salgada – fluindo sobre a rocha por um período prolongado, disse Steele. As descobertas aparecem na revista Science.

Durante o passado úmido e primitivo de Marte, pelo menos dois impactos ocorreram perto da rocha, aquecendo a superfície circundante do planeta, antes que um terceiro impacto o fizesse ricochetear no planeta vermelho e no espaço milhões de anos atrás. A rocha de 2 quilos foi encontrada na Antártida em 1984.

A água subterrânea movendo-se pelas rachaduras na rocha, enquanto ainda estava em Marte, formou os minúsculos globos de carbono que estão presentes, de acordo com os pesquisadores. A mesma coisa pode acontecer na Terra e pode ajudar a explicar a presença de metano na atmosfera de Marte, disseram eles.

Mas dois cientistas que participaram do estudo original discordaram dessas últimas descobertas, chamando-as de “decepcionantes”. Em um e-mail compartilhado, eles disseram que mantêm suas observações de 1996.

“Embora os dados apresentados aumentem incrementalmente nosso conhecimento (do meteorito), a interpretação dificilmente é nova, nem é apoiada pela pesquisa”, escreveram Kathie Thomas-Keprta e Simon Clemett, pesquisadores de astromateriais do Johnson Space Center da NASA em Houston.

“Especulação sem suporte não faz nada para resolver o enigma em torno da origem da matéria orgânica” no meteorito, acrescentaram.

De acordo com Steele, os avanços na tecnologia tornaram possíveis as novas descobertas de sua equipe.

Ele elogiou as medições dos pesquisadores originais e observou que sua hipótese de alegação de vida “era uma interpretação razoável” na época. Ele disse que ele e sua equipe – que inclui cientistas da NASA, alemães e britânicos – tiveram o cuidado de apresentar seus resultados “pelo que são, o que é uma descoberta muito emocionante sobre Marte e não um estudo para refutar” a premissa original.

Essa descoberta “é enorme para nossa compreensão de como a vida começou neste planeta e ajuda a refinar as técnicas que precisamos para encontrar vida em outros lugares em Marte, ou Encélado e Europa”, disse Steele em um e-mail, referindo-se às luas de Saturno e Júpiter com oceanos subterrâneos. .

A única maneira de provar se Marte já teve ou ainda tem vida microbiana, de acordo com Steele, é trazer amostras para a Terra para análise. O rover Perseverance Mars da NASA já coletou seis amostras para retornar à Terra em cerca de uma década; três dúzias de amostras são desejadas.

Milhões de anos depois de vagar pelo espaço, o meteorito pousou em um campo de gelo na Antártida há milhares de anos. O pequeno fragmento verde-acinzentado recebeu o nome – Allan Hills 84001 – das colinas onde foi encontrado.

O Departamento de Saúde e Ciência da Associated Press recebe apoio do Departamento de Educação Científica do Howard Hughes Medical Institute. O AP é o único responsável por todo o conteúdo.