Quinta-feira, Julho 7, 2022

Surpreendente descoberta prova que gene mortal saltou de um organismo inofensivo para um patógeno mortal

Pseudomonas aeruginosa

Pseudomonas aeruginosa, organismo responsável por milhares de mortes.

Cientistas da Universidade da Austrália do Sul fizeram uma descoberta surpreendente nas origens de um gene resistente a antibióticos que se pensava ter sido confinado a Adelaide.

O gene, detectado pela primeira vez em Adelaide em 2006, é transportado pela bactéria desagradável Pseudomonas aeruginosa, organismo responsável por milhares de mortes entre pacientes imunocomprometidos, cirúrgicos e queimados devido à sua resistência aos antibióticos de último recurso.

Este gene torna as infecções resistentes aos antibióticos mais potentes usados ​​na medicina – imipenem e meropenem. Resistente a antibióticos P. aeruginosa é agora listado pela Organização Mundial da Saúde como um “patógeno de prioridade crítica”, uma das 12 famílias de bactérias que representam a maior ameaça à saúde humana.

Até agora, acreditava-se que o gene Adelaide Imipenemase (AIM-1) só foi encontrado na capital da Austrália do Sul após ser detectado em amostras clínicas e águas residuais associadas à saúde.

Mas um grupo de cientistas liderado pelo microbiologista da UniSA, professor associado Rietie Venter, mostrou evidências disso em todo o mundo, identificando sua fonte em um organismo ambiental inofensivo presente no solo, águas subterrâneas, águas residuais e até mesmo em plantas.

As descobertas foram publicadas na revista Genômica Microbiana.

A descoberta sugere que o gene se mobilizou em algum estágio e saltou de um organismo inofensivo para um patógeno desagradável.

“É um patógeno oportunista que é onipresente e muito resiliente”, diz Assoc Prof Venter.

A equipe usou maneiras inovadoras de rastrear e caracterizar a resistência antimicrobiana, fazendo sua descoberta por meio da análise de águas residuais. Sua pesquisa revelou que o gene AIM-1 era prevalente em muitos locais em Adelaide e no sul da Austrália, inclusive em todas as amostras de águas residuais e águas de rios, sugerindo uma disseminação mais ampla do gene do que se pensava originalmente.

“Investigamos então a possibilidade de uma distribuição global do gene AIM-1. Através de uma extensa pesquisa em bases de dados de nucleotídeos e proteínas, descobrimos que o gene também estava presente na Ásia, América do Norte e Europa.”

No entanto, o AIM-1 foi encontrado predominantemente em organismos ambientais inofensivos e só deu o salto para o patógeno P. aeruginosa em dois outros locais até agora (Irã e Iraque).

“Os genes que são ‘móveis’ saltam o tempo todo, mas o cenário descrito neste estudo é muito mais raro”, diz Assoc Prof Venter.

“No entanto, como os micróbios são uma grande fonte de antibióticos e muito competitivos, é altamente provável que muitos genes resistentes a bactérias evoluam em organismos desconhecidos antes de chegar a patógenos perigosos, especialmente P. aeruginosaque compartilha um habitat com organismos ambientais inofensivos.”

Assoc Prof Venter diz que o gene AIM-1 requer monitoramento cuidadoso.

“Se pudermos entender melhor por que os genes saltam de patógenos ambientais para humanos, podemos evitar que isso aconteça com mais frequência”, diz ela.

Referência: “Distribuição mundial e origem ambiental da Adelaide imipenemase (AIM-1), uma potente carbapenemase em Pseudomonas aeruginosa” por Anteneh Amsalu​, Sylvia A. Sapula, Jonathan J. Whittall, Bradley J. Hart, Jan M. Bell, John Turnidge e Henrietta Venter, 17 de dezembro de 2021, Genômica Microbiana.
DOI: 10.1099/mgen.0.000715

P. aeruginosa que são resistentes aos carbapenêmicos – os melhores antibióticos disponíveis usados ​​para o tratamento de bactérias multirresistentes – representam uma ameaça particular em hospitais, lares de idosos e entre pacientes cujos cuidados requerem dispositivos como ventiladores e cateteres sanguíneos.