Segunda-feira, Maio 16, 2022

Um novo banco de dados revela o quanto os humanos estão brincando com a evolução

Isso pode parecer uma preocupação menor, na sequência da branqueamento de coral e extinção em massa, mas pode ter sérios efeitos colaterais. Veja o salmão, por exemplo: peixes menores significam menos dinheiro para as comunidades que dependem de sua captura. Significa menos comida para os lobos e ursos que se alimentam deles. Isso significa que eles produzem proporcionalmente menos ovos, que desempenham um papel importante na adição de nutrientes aos rios quando os salmões retornam para desovar. “A redução no tamanho do corpo do salmão está afetando diretamente as contribuições da natureza para as pessoas, e isso resulta em menos proteína, menos ovos, menos retorno do salmão e tem enormes efeitos no ecossistema em vários níveis”, diz Sarah Sanderson, principal autora do artigo e pesquisadora. doutorando em biologia na McGill.

Mudanças de traços podem ter efeitos semelhantes. Um 2021 estudar no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, descobriu que a proporção de elefantes fêmeas nascidas sem presas disparou para mais de 50 por cento, uma vez que níveis extremos de caça furtiva durante uma guerra civil de 15 anos transformaram a sobrevivência do mais apto em sua cabeça. Elefantes sem presas eram muito mais propensos a transmitir seus genes para a próxima geração. Os elefantes sem presas não moldarão os ecossistemas da mesma maneira que seus irmãos mais dentinhos: eles não rasgarão tanto o solo ao cavar tubérculos, por exemplo. E a análise do DNA em suas fezes revelou que os elefantes sem presas comem plantas diferentes.

Para comparar as mudanças entre as espécies ao longo do tempo, os pesquisadores usaram métricas chamadas darwins e haldanes (em homenagem ao cientista britânico JBS Haldane). Essas são medidas estatísticas que oferecem uma maneira de comparar os tipos muito diferentes de informações no banco de dados – desde a altura das bétulas que crescem perto das operações de fundição na Rússia até como a acidificação dos lagos suecos está afetando as taxas de sobrevivência dos sapos.

A nova análise descobriu que as taxas de mudança fenotípica foram maiores em populações afetadas pela atividade humana do que aquelas que não foram. Mas os pesquisadores ficaram surpresos ao encontrar poucas evidências isolando a mudança climática como a causa da mudança fenotípica. A poluição parecia ser um fator muito maior, responsável por mudanças como as observadas nas bétulas russas e nos lagos suecos. “Achamos que é porque é difícil dizer o que é [caused by] mudança climática versus outra coisa”, diz Hendry. “As mudanças climáticas estão acontecendo em todos os lugares.”

Os efeitos da mudança climática não serão sentidos de maneira uniforme em todo o mundo: no Ártico, isso pode significar que os ursos polares desenvolvem novos comportamentos de caça que não dependem do gelo; nos oceanos, pode significar que cepas de corais já adaptadas a viver em ambientes estressantes se tornar a espécie dominante, suplantando os que agora conhecemos. “Muitos deles estão evoluindo muito rápido em resposta a essas mudanças”, diz Sanderson. “Mas o que você não vê, e o que não podemos realmente quantificar [with this work] são todas essas populações que não estão se adaptando e que estão se extinguindo.”

O banco de dados Proceed está disponível conectados para acadêmicos que esperam responder a novas perguntas sobre a evolução rápida. Por enquanto, confirmou que as ações humanas estão mudando as espécies de animais e plantas de maneiras das quais elas podem nunca se recuperar – o mundo natural para sempre marcado pela poluição e aquele desejo exclusivamente humano de caçar e colher muito além do ponto de saciedade individual.

Isso pode parecer sombrio, mas você também pode interpretar esses resultados de maneira tranquilizadora. Se pescarmos em excesso a ponto de as espécies começarem a encolher, bem, talvez isso seja apenas um sinal de que os humanos não estão imunes aos ciclos de feedback que governam todos os outros seres vivos. Os animais que conhecemos mudarão ou desaparecerão, e novos evoluirão para ocupar seu lugar — a vida durará, mesmo que a vida como a conhecemos não. “Por causa de estudos como esses, não tenho nenhum medo sobre a vida na Terra sob as mudanças climáticas”, diz Thomas Cameron, professor sênior de ecologia animal da Universidade de Essex, que não esteve envolvido na pesquisa. “O mundo natural ainda existirá, mas pode não ser o mesmo mundo e algumas espécies serão extintas. Mas outros vão mudar e evoluir.”