19 C
Terça-feira, Maio 24, 2022

Um século e meio de dados mostram que a maior parte da superfície do oceano experimentou calor extremo desde 2014 – ScienceDaily

Nova pesquisa liderada pelo Aquário da Baía de Monterey revela que temperaturas oceânicas excessivamente quentes, impulsionadas pelas mudanças climáticas, são o novo normal. O estudo, publicado hoje pela Clima PLOSestabelece que mais da metade da superfície do oceano ultrapassou regularmente um limite histórico de extremo calor desde 2014.

E são esses extremos de calor, dizem os pesquisadores, que aumentam o risco de colapso de ecossistemas marinhos cruciais, incluindo recifes de corais, prados de ervas marinhas e florestas de algas – alterando sua estrutura e função e ameaçando sua capacidade de continuar a fornecer suporte à vida serviços às comunidades humanas.

Os pesquisadores conduziram o estudo mapeando 150 anos de temperaturas da superfície do mar para determinar uma referência histórica fixa para extremos de calor marinho. Os cientistas então analisaram com que frequência e quanto do oceano ultrapassava esse ponto. O primeiro ano em que mais da metade do oceano experimentou extremos de calor foi 2014. A tendência continuou nos anos seguintes, atingindo 57% do oceano em 2019, o último ano medido no estudo. Usando essa referência, apenas dois por cento da superfície do oceano estava experimentando temperaturas extremamente quentes no final do século XIX.

“A mudança climática não é um evento futuro”, disse o Dr. Kyle Van Houtan, que liderou a equipe de pesquisa durante seu mandato como cientista-chefe do aquário. “A realidade é que está nos afetando há algum tempo. Nossa pesquisa mostra que nos últimos sete anos mais da metade do oceano experimentou calor extremo.”

“Essas mudanças dramáticas que registramos no oceano são mais uma evidência que deve ser um alerta para agir sobre as mudanças climáticas”, acrescentou.

O estudo cresceu a partir de pesquisas separadas sobre a história das mudanças nas florestas de algas em toda a Califórnia. Van Houtan e sua equipe descobriram que os extremos de calor da superfície do mar, que são os principais estressores para as algas do dossel, precisavam ser quantificados e mapeados ao longo da costa da Califórnia ao longo do século passado. Os pesquisadores então decidiram expandir a investigação além da Califórnia para entender melhor a frequência e a localização de longo prazo do calor marinho extremo na superfície global do oceano.

Usando registros históricos, os cientistas de aquários determinaram primeiro as temperaturas médias da superfície do oceano durante o período de 1870 a 1919. Em seguida, eles identificaram o aquecimento oceânico mais dramático que ocorreu durante esse período – os dois por cento superiores dos aumentos de temperatura – e definiram que como “calor extremo”. A equipe então mapeou os extremos ao longo do tempo, examinando se eles ocorrem regularmente ou estão se tornando mais frequentes.

“Hoje, a maior parte da superfície do oceano aqueceu a temperaturas que apenas um século atrás ocorreram como eventos de aquecimento extremo raros, uma vez em 50 anos”, disse Van Houtan.

Os pesquisadores dizem que o novo normal de calor extremo na maior parte da superfície do oceano é mais uma evidência da necessidade urgente de reduzir drasticamente as emissões da queima de combustíveis fósseis, que são o motor das mudanças climáticas.

“Quando os ecossistemas marinhos perto dos trópicos experimentam temperaturas intoleravelmente altas, organismos importantes como corais, prados de ervas marinhas ou florestas de algas podem entrar em colapso”, disse Van Houtan. “Alterar a estrutura e a função do ecossistema ameaça sua capacidade de fornecer serviços de manutenção da vida às comunidades humanas, como apoiar pescarias saudáveis ​​e sustentáveis, proteger regiões costeiras baixas de eventos climáticos extremos e servir como sumidouro de carbono para armazenar o excesso de carbono colocado no atmosfera das emissões de gases de efeito estufa geradas pelo homem.”

Materiais fornecido por Aquário da Baía de Monterey. Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e duração.