Uma estranha bolha de gás quente está zunindo em torno de Sagitário A * com ‘velocidade alucinante’: ScienceAlert

No ambiente gravitacional maluco no coração de nossa galáxia, os astrônomos encontraram uma bolha de gás orbitando nosso supermassivo buraco negro em supervelocidade.

Suas características estão ajudando os astrônomos a sondar o espaço imediatamente ao redor de Sagitário A* na busca de respostas sobre por que o centro galáctico pisca e brilha em todo o espectro eletromagnético.

Suas descobertas sugerem que o buraco negro é cercado por um disco girando no sentido horário de material modulado por um poderoso campo magnético.

E confirma algo que já sabíamos: o espaço ao redor de um buraco negro fica selvagem.

“Achamos que estamos olhando para uma bolha quente de gás circulando em torno de Sagitário A* em uma órbita semelhante em tamanho à do planeta. Mercúriomas fazendo um loop completo em apenas cerca de 70 minutos”, diz o astrofísico Maciek Wielgus do Instituto Max Planck de Radioastronomia na Alemanha.

“Isso requer uma velocidade alucinante de cerca de 30 por cento da velocidade da luz!”

Sgr A* teve um grande momento de destaque no início deste ano, quando a colaboração do Event Horizon Telescope revelou uma imagem do buraco negro anos em formação.

Telescópios de todo o mundo trabalharam juntos para fazer observações do centro galáctico, que se combinaram para revelar o anel de material em forma de rosquinha girando em torno de Sgr A*, aquecido a temperaturas incríveis.

Um dos telescópios incluídos na colaboração é o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), um conjunto de radiotelescópios localizado no deserto de Atacama, no Chile.

Enquanto estudavam os dados exclusivamente do ALMA, isolados do restante da colaboração, Wielgus e colegas notaram algo interessante.

Em abril de 2017, no meio da coleta de dados, o centro galáctico cuspiu uma explosão de raios-X. Foi apenas puro acaso que ocorreu enquanto os astrônomos estavam coletando dados para o projeto Event Horizon Telescope.

Anteriormente, essas longas erupções, observadas em outros comprimentos de onda, foram associadas a bolhas de gás quente que orbitam muito perto do buraco negro e em velocidades muito altas.

“O que é realmente novo e interessante é que tais erupções até agora só estavam claramente presentes em observações de raios-X e infravermelhos de Sagitário A*,” Wielgus explica. “Aqui vemos pela primeira vez uma indicação muito forte de que pontos quentes em órbita também estão presentes em observações de rádio.”

Pensa-se que estas erupções são o resultado da interação do gás quente com um campo magnético, e a análise da equipa dos dados do ALMA apoia esta noção.

O ponto quente emite luz que é fortemente polarizadoou torcido, e exibe a assinatura de aceleração síncrotron – ambos ocorrem na presença de um forte campo magnético.

E o brilho na luz do rádio pode ser o resultado do resfriamento do ponto quente após o clarão, tornando-se visível em comprimentos de onda mais longos.

“Encontramos fortes evidências de uma origem magnética dessas erupções e nossas observações nos dão uma pista sobre a geometria do processo,” diz a astrofísica Monika Mościbrodzka da Universidade Radboud, na Holanda.

“Os novos dados são extremamente úteis para construir uma interpretação teórica desses eventos.”

A análise da equipe da luz sugere que o ponto quente está embutido em um disco magneticamente preso. Esse é um disco de material que está girando e alimentando o buraco negro, mas a uma taxa que é prejudicada pelo campo magnético.

Por meio de modelagem que integrou os dados, a equipe conseguiu fornecer restrições mais fortes sobre a forma e o movimento desse campo magnético e a formação e evolução do hotspot dentro dele.

Mas ainda há muito que não sabemos. Olhando para buracos negros é realmente difícil, e existem algumas discrepâncias estranhas quando comparado com observações infravermelhas de outras erupções.

A equipe espera que as observações simultâneas de infravermelho e rádio de futuras erupções de pontos quentes no futuro ajudem a resolver esses problemas.

“Espero que um dia nos sintamos confortáveis ​​em dizer que ‘sabemos’ o que está acontecendo em Sagitário A*”, Wielgus diz.

A pesquisa foi publicada em Astronomia e Astrofísica.