Uma maneira simples de esculpir a matéria em formas complexas – ScienceDaily

Um novo método para moldar a matéria em formas complexas, com o uso de luz ‘torcida’, foi demonstrado em pesquisa na Universidade de Strathclyde.

Quando os átomos são resfriados a temperaturas próximas ao zero absoluto (-273 graus C), eles param de se comportar como partículas e começam a se comportar como ondas.

Átomos nesta condição, que são conhecidos como condensados ​​de Bose-Einstein (BECs), são úteis para fins como a realização de lasers atômicos, luz lenta, simulações quânticas para entender o comportamento complexo de materiais como supercondutores e superfluidos e a técnica de medição de precisão de interferometria atômica.

O estudo de Strathclyde mostrou que quando a luz torcida é direcionada para um BEC em movimento, ela se divide em aglomerados de gotículas BEC que se movem seguindo as características da luz, com o número de gotículas igual a duas vezes o número de torções de luz. Alterar as propriedades do feixe de luz pode alterar tanto o número de gotículas BEC quanto a maneira como elas se movem.

A pesquisa foi publicada em Cartas de Revisão Física.

Grant Henderson, estudante de doutorado no Departamento de Física de Strathclyde, é o principal autor do artigo. Ele disse: “Ao direcionar um feixe de laser para um BEC, podemos influenciar como ele se comporta. Quando o feixe de laser é ‘torcido’, ele tem um perfil de fase helicoidal e carrega momento angular orbital (OAM). prender e girar partículas microscópicas, comportando-se como uma chave ótica.

“Este método de luz torcida através de átomos ultrafrios abre uma nova e simples maneira de esculpir a matéria em formas não convencionais e complexas. Tem potencial para o projeto de novos dispositivos quânticos, como circuitos atomtrônicos e detectores ultra-sensíveis.”

Materiais fornecido por Universidade de Strathclyde. Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e duração.