Vacinação contra COVID-19 protege pessoas com câncer de sangue – ScienceDaily

As pessoas que sofrem de câncer no sangue geralmente têm um sistema imunológico fraco, o que as coloca em maior risco de adoecer gravemente com o COVID-19. Algumas terapias contra o câncer, além disso, resultam nesses pacientes formando poucos ou nenhum anticorpo contra SARS-CoV-2 após a vacinação com COVID-19. No entanto, a vacinação também pode ativar as chamadas células T, que são responsáveis ​​principalmente pela resposta imune de longo prazo.

Uma equipe liderada pelos médicos Dra. Andrea Keppler-Hafkemeyer e Dra. Christine Greil do Centro Médico da Universidade de Freiburg e o virologista Prof. Oliver T. Keppler da LMU Munich agora caracterizou em detalhes o curso de vários meses da resposta imune dos pacientes com câncer no sangue que receberam um total de três vacinações contra a COVID-19. Os resultados permitem inferir sobre a proteção que a vacinação confere a esses pacientes contra a doença grave por SARS-CoV2.

Forte resposta de células T à vacinação contra COVID-19

O estudo se concentrou em pacientes com dois tipos de câncer no sangue: linfoma de células B e mieloma múltiplo. “Nossos resultados mostram que quase todos os participantes do estudo tiveram uma forte resposta de células T à vacinação contra COVID-19”, explica a Dra. Andrea Keppler-Hafkemeyer. “Esta pode ser uma das razões pelas quais as infecções inesperadas se revelaram leves a moderadamente graves, mesmo em participantes do estudo que não conseguiram formar nenhum anticorpo específico após a vacinação por causa de sua terapia”, acrescenta a Dra. Christine Greil. Os co-investigadores principais e os principais autores cuidam regularmente de pacientes com câncer de sangue no Departamento de Medicina I do Centro Médico – Universidade de Freiburg.

O grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Oliver T. Keppler é especializado não só em analisar a concentração de anticorpos após a vacinação, mas também sua qualidade. Isso depende particularmente da força das ligações entre os anticorpos e a proteína viral spike. Além disso, a capacidade dos anticorpos de neutralizar diferentes variantes do SARS-CoV-2 em culturas celulares desempenha um papel importante. Como próximo passo, portanto, os cientistas compararam a quantidade e a qualidade dos anticorpos e das respostas das células T à proteína spike entre pacientes com câncer de sangue e participantes saudáveis ​​do estudo após duas e três vacinações contra a COVID-19.

Anticorpos de alta qualidade contra diferentes variantes do SARS-CoV-2

O estudo revelou que os pacientes que podem formar anticorpos tendem a produzir anticorpos de qualidade particularmente alta. Após a segunda vacinação, eles já são capazes de neutralizar e, assim, desativar diferentes variantes do SARS-CoV-2. Essa capacidade é consideravelmente mais pronunciada nessa coorte de pacientes do que em pessoas saudáveis ​​vacinadas.

“A vacinação contra COVID-19 pode gerar imunidade antiviral muito ampla – incluindo anticorpos neutralizantes altamente potentes – em pacientes com vários tipos de câncer no sangue. Consequentemente, doses múltiplas de vacina podem ser recomendadas para pacientes com linfoma de células B ou mieloma múltiplo sem interromper a terapia ”, resume o Prof. Oliver T. Keppler.

Materiais fornecido por Ludwig-Maximilians-Universität München. Observação: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e tamanho.