Sábado, Maio 21, 2022

Vermes-martelo invasores estão começando a conquistar a Europa e a África

Pesquisadores descreveram duas espécies de vermes com uma aparência distinta de cabeça de martelo. Os vermes, descobertos em partes da Europa e da África, provavelmente são espécies invasoras e podem causar estragos na biodiversidade do solo.

Humbertium covidum, um verme martelo invasor encontrado na Itália. Créditos da imagem: Pierre Gros.

À medida que o mundo está se tornando cada vez mais globalizado, as espécies estão sendo trazidas de uma parte do mundo para outra. Essas espécies “alienígenas” têm o potencial de invadir o novo ecossistema para o qual são trazidas e, muitas vezes, quando você percebe que há um problema, há pouco que você possa fazer a respeito.

Muitas vezes, você nem percebe essas espécies invasoras, a menos que esteja realmente prestando atenção – e esse é exatamente o caso aqui.

Uma equipe internacional liderada pelo professor Jean-Lou Justine do ISYEB (Muséum National d’Histoire Naturelle, Paris, França) descreveu duas novas espécies de platelmintos-martelo. Este é o primeiro estudo destas espécies, embora os platelmintos estejam invadindo a Europa há algum tempo.

“No início, ficamos surpresos que algumas das espécies que estavam invadindo a Europa, um lugar onde se supõe que a biodiversidade é bem conhecida, nem sequer tivessem nome. Esse foi o caso de Obama nungara, uma espécie descrita apenas em 2016”, disse Justine à ZME Science. Os pesquisadores não deram um nome na época, embora o descrevam em um papel de 2020 com um título encantador. O nome Obama é formado por uma composição de Tupi palavras oba (folha) e mãe (animal), uma referência à forma do seu corpo.

“Este também é o caso das duas novas espécies descritas neste artigo, elas não tinham nomes e nunca foram descritas em seus países de origem.”

Vermes Hammerhead são criaturas predatórias, bem como seus homônimos de tubarões. Eles podem rastrear suas presas (normalmente outros vermes ou moluscos) e ter uma forma distinta na região da cabeça, o que os ajuda a rastejar sobre o substrato do solo.

Diversibipalium mayotensisuma espécie invasora de verme martelo encontrado em Mayotte

Vários vermes-martelo foram descritos por cientistas, mas, em muitos casos, os pesquisadores não os descrevem em sua terra de origem, encontrando-os em países que já invadiram. Por exemplo, duas espécies previamente descritas (Bipalium pensilvanicum e Bipalium adventício) são originários da Ásia, mas foram relatados pela primeira vez nos EUA. As duas espécies mais recentes seguem a mesma tendência.

“Trabalho com vermes terrestres invasores desde 2013, quando descobri que os jardins na França (e na Europa) foram invadidos por vermes bizarros e que quase nenhum cientista estava trabalhando nesse problema. Leigh Winsor, a australiana da nossa equipe, trabalha neles desde os anos 80”, acrescenta Justine.

A primeira nova espécie foi nomeada Humbertium covidumcomo uma homenagem às vítimas do COVID-19, mas também porque grande parte do trabalho foi realizado durante o bloqueio do COVID-19.

“Devido à pandemia, durante os bloqueios, a maioria de nós estava em casa, com nosso laboratório fechado. Nenhuma expedição de campo foi possível. Eu convenci meus colegas a reunir todas as informações que tínhamos sobre esses vermes chatos, fazer as análises de computador e, finalmente, escrever este artigo muito longo. Decidimos nomear uma das espécies “covidum”, em homenagem às vítimas da pandemia.”

O verme foi encontrado em dois jardins nos Pirineus Atlânticos (França) e também no Vêneto (Itália). Embora alguns vermes-martelo possam atingir até um metro, este é pequeno (3 cm) e parece uniformemente preto metálico – uma cor incomum entre os vermes-martelo.

Essas criaturas não são fáceis de caracterizar apenas com base em sua morfologia, então os pesquisadores decidiram usar a análise genética mitocondrial, que pode fornecer muitas informações sobre a origem dessa espécie e com quais outras espécies ela está relacionada. Esta espécie parece ter se originado na Ásia e é potencialmente invasora. Ao analisar o conteúdo de seu estômago, os pesquisadores também descobriram que ele come caracóis.

A segunda espécie, Diversibipalium mayotensis só foi encontrado em Mayotte (uma ilha francesa no Canal de Moçambique, Oceano Índico). A espécie é tão pequena quanto a outra, mas em vez de um preto metálico, exibe uma espetacular iridescência verde-azulada. Com base na análise genética, esta espécie parece pertencer a um “grupo irmão” de todos os outros vermes chatos, o que significa que pode ajudar os pesquisadores a entender como essas criaturas evoluíram. Sua origem pode ser Madagascar, mas não está totalmente claro. Presumivelmente, em algum momento do passado, as pessoas trouxeram plantas de Madagascar e, sem saber, também trouxeram o verme.

“Todas as minhocas terrestres são geralmente transportadas com plantas em vasos”, diz Justine. “Para as espécies na Europa, Humbertium covidum, é provável que a espécie tenha sido transportada nos últimos anos, da Ásia, com alguma planta importada. Para as espécies em Mayotte, Diversibipalium mayotensisé provável que venha de Madagascar, mas o transporte pode ter acontecido há muito tempo, talvez até séculos atrás, por trocas tradicionais entre ilhas nesta parte da África.”

Embora encontrar novas espécies seja geralmente uma boa notícia, este não é necessariamente o caso aqui. Esses vermes provavelmente são más notícias, especialmente se não estiverem em seu ambiente natural. Por exemplo, um estudo descobriram que uma única espécie de verme da Nova Zelândia se tornou invasora no Reino Unido e, quando se estabeleceu, a biomassa de minhocas diminuiu 20%.

“Todos os vermes terrestres são predadores de outros animais da fauna do solo e, como tal, podem ameaçar a biodiversidade e o equilíbrio ecológico das espécies em um solo. No entanto, são poucos os trabalhos em que seu impacto foi minuciosamente estudado, porque esses estudos são longos e caros”, explicou Justine em um e-mail para a ZME Science.

O estudo vem com um aviso claro: espécies invasoras provavelmente são mais prevalentes do que imaginamos. Só nos EUA, estima-se que as espécies invasoras causem danos de cerca de US$120 bilhões, e o número provavelmente aumentará à medida que o mundo se tornar cada vez mais interconectado. Infelizmente, quando se trata de lidar com vermes-martelo invasivos, a prevenção é praticamente nossa única arma.

“Basicamente, não há muito o que fazer uma vez que um verme terrestre invadiu um país. A prevenção é a chave, precisamos evitar a importação de novos vermes (isso é verdade para a Europa e os EUA)”, conclui Justine.

O estudo foi publicado no revista PeerJ.